Fotografia do que sobrou do monumento - Divulgação/ Youtube/ NBC News
Estátua

EUA: Homem é preso por roubar estátua de atleta para ser vendida como sucata

Dias após o desaparecimento do monumento norte-americano, seus restos foram descobertos dentro de uma lata de lixo após terem sido queimados

Redação Publicado em 14/02/2024, às 08h34

No estado norte-americano do Kansas, situado nos EUA, foi roubada a estátua de bronze do jogador de beisebol Jackie Robinson (1919 - 1972), com apenas seus pés sendo deixados para trás. 
 
O atleta marcou a história dos Estados Unidos ao ser o primeiro afro-americano a participar de uma das grandes ligas de beisebol do país. Alguns dias após o monumento a ele ter sido cortado na altura dos tornozelos — o que foi reportado às autoridades em 25 de janeiro —, seus restos foram encontrados queimados dentro de uma lata de lixo. 
 
Já na última segunda-feira, 12, a polícia estadunidense prendeu aquele que acredita ser o responsável pelo ato de vandalismo: trata-se de Ricky Alderete. O homem já havia sido preso neste mês de fevereiro como suspeito de um crime não relacionado a este. 
 

Desdobramentos criminais 

Conforme repercutido pela revista People, o norte-americano foi indiciado por quatro acusações diferentes. São elas roubo e danos agravados à propriedade, assim como roubo de identidade e fornecimento de informações falsas (com essas duas últimas sendo conectadas a um outro episódio). 

Em uma entrevista coletiva realizada na última terça-feira, 13, Joe Sullivan, o chefe policial local, afirmou que, ao que tudo indicava, o acusado não havia cortado a estátua do atleta negro por preconceito racial, e sim por um motivo de outra natureza: 
 
Não houve nenhuma evidência indicando que este foi um crime motivado pelo ódio; em vez disso, acreditamos que este roubo foi motivado pelo ganho financeiro do desmantelamento de metal comum", relatou. 
A investigação a respeito do roubo do monumento, aliás, ainda está em andamento, dado que Sullivan não teria sido o único envolvido no ato. 
 
Veja abaixo um vídeo a respeito do caso: 
Estados Unidos notícias estátua roubo Jackie Robinson

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA