Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arremesso de Ouro

Arremesso de Ouro: Veja como é a história real por trás do filme

Inspirado em uma história real, Arremesso de Ouro retrata a saga de dois jogadores indianos de críquete treinados para se tornarem grandes jogadores de beisebol

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 17/01/2024, às 11h00 - Atualizado às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rinku Singh e Dinesh Patel: Ficção e realidade - Divulgação e Getty Images
Rinku Singh e Dinesh Patel: Ficção e realidade - Divulgação e Getty Images

A TV Globo exibiu nesta quarta-feira, 17, o filme Arremesso de Ouro. Baseado em uma impressionante história real, o longa retrata a trajetória de dois jovens indianos jogadores de críquete, revelados através de J. B. Bernstein, agente esportivo. Levados aos Estados Unidos, o objetivo de Bernstein era treiná-los para atuarem como grandes jogadores de beisebol.

Na história real, Rinku Singh e Dinesh Patel chegam aos Estados Unidos em 2008. Foram descobertos por J. B. Bernstein através do 'Million Dollar Arm', um curioso concurso televisionado na Índia. Organizado pelo agente esportivo, o seu objetivo era encontrar jovens talentos. 

Bernstein já era um agente esportivo conhecido antes da história de Rinku Singh e Dinesh Patel. Ele chegou a representar nomes como Barry Bonds, no entanto, passou a encontrar dificuldades na carreira. Como resultado, em 2007 surgiu a ideia de ir até a Índia em busca de um jogador de críquete que pudesse ser treinado para jogar como arremessador de beisebol, explica o New York Post.

Ao veículo, Bernstein explicou como funciona o processo por trás da ideia de buscar talentos em outros países.

"Eu subscrevo a filosofia de que Yao Ming [ex-jogador da NBA] é o caminho para construir a popularidade de um esporte em um país", disse o agente esportivo ao veículo em 2014. "Você encontra um cara de um país que não tem muitas histórias de sucesso esportivo nos EUA, traz esse cara e [as pessoas de seu país] começam a segui-lo. De repente, as transmissões e as vendas de camisas começaram a bate".

Criativo, transformou a busca por um novo nome como uma espécie de 'Keep Up With the Kardashians' voltado ao esporte. Para se ter ideia, 38 mil indianos compareceram para tentar disputar as grandes ligas americanas. No entanto, que se destacou foi Rinku Singh. 

Filho de um motorista de caminhão, surpreendeu ao lançar uma bola a 140 km/h, embora não tivesse experiências anteriores com o esporte. Ele venceu a disputa, enquanto Dinesh Patel foi vice-campeão.

Contrato

Levados até a Califórnia, nos Estados Unidos, os rapazes treinaram com Tom House, então técnico de arremesso da USC. Após treinos, Bernstein conseguiu um teste com olheiros da MLB, uma grande oportunidade. 

Assinaram com o Pittsburgh Pirates, time de beisebol, em 2009. Como resultado, entraram para a história como os primeiros indianos a assinarem um contrato esportivo profissional na América do Norte.

Rinku Singh e Dinesh Patel - Getty Images

Após a temporada de 2010, entretanto, Patel foi dispenso e voltou para a Índia, explica o USA Today. Já Singh permaneceu ligado ao Pittsburgh Pirates.  J. B. Bernstein, que se tornou uma figura paterna para a dupla, compartilhou o que aprendeu com ambos.

“Ter Rinku e Dinesh em minha vida, e Brenda (esposa), me mudou fundamentalmente como pessoa – de um agente que pensava de forma míope sobre os negócios”, disse ele ao veículo. "Esses dois jovens de 18 anos caem no seu colo... Fazem você perceber a importância da família".