Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Baby Bandito

Baby Bandito: Conheça a história real por trás da série eletrizante

Roubo da vida real inspirou Baby Bandito, série que se encontra no top 10 das mais assistidas entre brasileiros na Netflix

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 05/02/2024, às 19h55 - Atualizado em 14/02/2024, às 20h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kevin Olguín Sepulveda: Realidade e ficção - Reprodução/Vídeo/TVN Chile e Divulgação/Netflix
Kevin Olguín Sepulveda: Realidade e ficção - Reprodução/Vídeo/TVN Chile e Divulgação/Netflix

Com uma vida modesta, o jovem skatista Kevin vê toda a sua vida virar do avesso depois que se apaixona por uma jovem chamada Génesis. Privilegiada, eles fazem parte de diferentes realidades.

Perdido no amor, ele decide arriscar tudo ao executar um plano insano: roubar um esquema perigoso de criminosos e faturar milhões. Entretanto, o plano pode o transformar no criminoso mais procurado do Chile.

Esta é a sinopse da série 'Baby Bandito'. Original da Netflix, a produção já está entre as 10 mais assistidas por brasileiros. Logo no primeiro episódio, a série avisa que é inspirada em eventos reais "distorcidos para a sua e para a nossa conveniência". 

Como Baby Bandito mistura fato e ficção e apenas foi inspirada pela realidade, fica a dúvida: como é a história verdadeira que serviu de inspiração para a série da Netflix?

O roubo

A história real que inspirou a produção ocorreu em 2014, no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, localizado no Chile. Conforme explica o The Cinemaholic, durante um assalto, oito pessoas disfarçadas de funcionários do aeroporto executaram um ataque contra um veículo blindado. 

Na ocasião, o veículo da companhia Brinks carregava dinheiro para aeronaves comerciais. Conforme noticiaram as agências internacionais, o dinheiro seria enviado para um banco de Copiapó, localizado no Norte do Chile.

Cena da série Baby Bandito /Crédito: Divulgação/Netflix

Durante o roubo, os ladrões, mascarados, estavam num furgão e também contavam com outros dois veículos. Eles aproveitaram uma brecha: os funcionários da companhia não tinham autorização para entrar com armas no local. Assim, furtaram o dinheiro e queimaram um dos veículos utilizados no crime.

Na época, as câmaras de segurança do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez registraram quando os bandidos chegaram no furgão no local onde se encontrava a aeronave da companhia Lan. Entretanto, não conseguiram flagrar o roubo do grupo, que teria levado entre US$ 7 milhões e US$ 10 milhões.

"Inicialmente, se trata de uma cifra próxima a 4 bilhões de pesos e se percebe um alto grau de planejamento. Isso implica o levantamento de informação para poder operar e acesso à informação específica", disse na época Luis Cortés, que investigou o roubo.

A inspiração

Na série, o personagem que chama atenção é Kevin. Ele foi inspirado por Kevin Olguín Sepulveda. Durante o episódio conhecido como 'roubo do século', Kevin foi o responsável por ajudar os outros bandidos a fugirem e escaparem da polícia. 

Após o roubo, que chocou o país, ele se tornou um fugitivo altamente procurado ao redor do mundo e chegou a fugir das autoridades em diferentes cidades.

Olguín adotou diferentes nomes e até chegou a viver em diferentes hotéis de luxo, no entanto, a farsa não durou. O fim de jogo se deu em 2016, quando foi preso no Parque Güell, localizado em Barcelona. 

Outro registro da prisão de Kevin - Reprodução/Vídeo/Agência EFE

Kevin foi extraditado para o Chile e condenado a pena de quatro anos de prisão. Já em 2021 ele foi preso mais uma vez por ter participado do roubo de um caminhão de tabaco, explica o AS Chile. No entanto, vale ressaltar que 'Baby Bandito' apenas se inspira na história de Sepulveda e não compreende um material documental.