A estátua é derrubada em rio por manifestantes - Divulgação
Reino Unido

Estátua de traficante de escravos é lançada em rio em manifestação antirracista na Inglaterra

Durante um protesto, o monumento em homenagem a Edward Colston foi derrubado, arrastado e golpeado antes de ser atirado na água.

Wallacy Ferrari Publicado em 08/06/2020, às 10h19

Durante um protesto antirracismo em Bristol, na Inglaterra, manifestantes derrubaram uma estátua em homenagem a Edward Colston, um traficante de escravos que viveu entre 1636 e 1721. Os participantes deslocaram o monumento, pintaram a escultura com tinta spray vermelha e, em seguida, atirou a peça em um rio no último domingo, 7.

A pesada estátua tem 2,30 metros de altura e foi retirada do pedestal com o auxílio de uma corda, amarrada no pescoço da figura. Arrastada pelo chão, o monumento foi atacado com chutes e golpes de objetos por uma multidão até chegar no porto onde foi jogada, com muita comemoração por parte dos protestantes.

This happened a few moments ago.
The Edward Colston statue has been pulled down. pic.twitter.com/E0BUxVHonc

— BBC Radio Bristol (@bbcrb) June 7, 2020

 

O ato foi planejado em redes sociais após a disseminação da história de Edward. De acordo com a BBC, o comerciante traficou ao menos 84 mil negros da África Ocidental para países da América e Caribe, com cerca de 19 mil destes falecendo ao longo da travessia no Oceano Atlântico. Com sua influência, Colston ainda foi parlamentar e hoje nomeia ruas e escolas públicas por todo o Reino Unido.

O movimento aderiu o ato após uma petição recente que reuniu mais de 11 mil assinaturas solicitando a remoção da figura, sem sucesso. As autoridades de Bristol reúnem imagens das manifestações para identificar o máximo de envolvidos na depredação. Andy Bennett, superintendente da polícia local, classificou o ato como “claramente criminoso”.

Inglaterra Reino Unido manifestação estátua protesto depredação

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!