Encontro na Cúpula das Américas entre Bolsonaro e Biden - Divulgação/TV Globo
Brasil

'Estou maravilhado', diz Bolsonaro sobre Biden

Depois da Cúpula das Américas, o presidente brasileiro afirmou ter gostado da conversa privada com o americano

Redação Publicado em 10/06/2022, às 07h53

Em entrevista coletiva após compromisso com líderes de todo continente americano na Cúpula das Américas, em Los Angeles, Estados Unidos, na quinta-feira, 9, o presidente da república, Jair Bolsonaro, disse estar “maravilhado” com o chefe de estado norte-americano, Joe Biden.

“Foi [um encontro] excepcional, estou muito feliz. Posso dizer que estou maravilhado com ele. Não estou errando em falar dessa maneira. Ficamos quase meia hora conversando reservadamente”, falou Bolsonaro à CNN.

Em reunião feita em frente ao hotel onde o brasileiro está hospedado, a meia hora de conversas privadas “foi muito melhor do que o esperado”, segundo ele enfatizou. Para ajudar na comunicação, um tradutor ficou por perto e agilizou as conversas, traduzindo as falas de ambos para português e inglês.

"Foi excepcional, muito melhor do que eu esperava. Naquela aberta a vocês, colocamos os pontos básicos e depois fomos para a reservada, confidencial, segredo de Estado. Vão ficar curiosos, segredo de Estado. (...) Há um interesse sim dos EUA muito grande no Brasil, e a recíproca é verdadeira. E se a gente conseguir realmente consolidar, ampliar esse eixo Norte-Sul, será bom para todo mundo", declarou o mandatário, segundo o jornal O Globo.

Além do encanto pela simpatia do presidente estadunidense, Jair também falou que os pensamentos sobre a Amazônia entre eles "comungam da mesma percepção", além de Biden enfatizar o papel importante do país no que tange à preservação ambiental.

Na reunião, o presidente dos Estado Unidos disse haver interesse em ajudar o Brasil na recuperação econômica e adiantou também que falaria de questões climáticas e ambientais com o governo brasileiro.

"Falamos abertamente sobre Amazônia, depois reservadamente, [ele] concorda conosco. Ela é muito grande. O Brasil é um exemplo para a preservação ambiental do mundo todo. Temos pela frente a questão de energia limpa, como a eólica", afirmou.

Ajuda do exterior na democracia brasileira

Bolsonaro afirmou que o presidente dos EUA se "comprometeu" a ajudar o país a manter a democracia e liberdade:

"Na reunião reservada, que é segredo de Estado obviamente, ele se comprometeu a colaborar conosco, assim como as nações civilizadas fazem, para o bem dos nossos povos, e a manutenção da democracia, da liberdade. (...) Comungamos da mesma percepção. Ficou bom para ele e ficou bom para mim”.

Ainda ao jornal O Globo, o presidente confirmou que deixará o governo de uma forma democrática e respeitosa, mesmo que, há dois dias, tenha feito ataques ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Planalto, dizendo que ele e as Forças Armadas do país não farão “papel de idiotas, esperando pelo pior de braços cruzados”.

Brasil Amazônia Estados Unidos presidente Democracia Política notícia Jair Bolsonaro Joe Biden conversa Cúpula das Américas

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série


Gata é enviada por acidente em pacote da Amazon e sobrevive a viagem de 6 dias


Em homenagem, capacete de Ayrton Senna será projetado na ‘Sphere’ em Las Vegas


Novo estudo em quadra esportiva maia encontra oferendas e plantas ritualísticas


Estudo em misterioso buraco azul revela possíveis túneis e cavernas submarinas