Imagem ilustrativa - Imagem de Arek Socha por Pixabay
Estrutura

Estrutura geológica gigante está em formação no pacífico há milhões de anos

De acordo com um estudo publicado no periódico Earth and Planetary Science Letters, a estrutura em questão começou a ser formada durante a era dos dinossauros

Giovanna Gomes Publicado em 15/01/2024, às 09h24

Uma estrutura geológica maior do que o Paraná e um pouco menor que Roraima, está em processo de formação nas profundezas do Oceano Pacífico desde o Período Cretáceo, entre 145 e 66 milhões de anos atrás, época em que os dinossauros dominavam a Terra.

Um recente estudo publicado no periódico Earth and Planetary Science Letters revela que essa área submersa, denominada por cientistas como Melanesian Border Plateau (Planalto da Borda da Melanésia), encontra-se a leste das Ilhas Salomão, no sudoeste do Pacífico, e abrange cerca de 222 mil km², incluindo pelo menos 25 estruturas vulcânicas distintas.

Contrariando a concepção tradicional de formações subaquáticas, frequentemente associadas a eventos vulcânicos únicos e cataclísmicos, o estudo destaca que o Melanesian Border Plateau é uma "superestrutura" resultante de diversos eventos geológicos que ocorreram ao longo de quatro estágios distintos e gradualmente lentos.

Liderado pelo geocientista Kevin Konrad, professor assistente da Universidade de Nevada, Estados Unidos, a equipe realizou análises geoquímicas em amostras coletadas em diferentes pontos da região do platô da Melanésia, como os Montes Submarinos de Samoa Ocidental, a Província de Montes Submarinos de Samoa Oriental e a região da Cadeia de Montes Submarinos de Tuvalu. De acordo com o portal Galileu, essas análises permitiram aos cientistas reconstruir a história do planalto submarino.

Erupção

A superestrutura teve início há aproximadamente 120 milhões de anos, quando uma gigantesca erupção de lava basáltica originou um platô submerso. Em estágios subsequentes, movimentos tectônicos e atividades vulcânicas associadas a pontos quentes, como o ponto quente de Arago e o de Samoa, contribuíram para a formação e reativação dos montes submersos e ilhas.

O estudo propõe que essa notável superestrutura submarina, caracterizada por seu processo prolongado e complexo, seja designada como "superestruturas oceânicas de placa média" ou "oceanic mid-plate superstructures" em inglês, para distingui-la das grandes províncias ígneas formadas por eventos vulcânicos únicos.

+ Confira aqui o estudo completo.

notícias Erupção estudo pacífico estrutura milhões de anos formação geológica

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro