Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Nova ilha vulcânica no Japão entrou mais uma vez em erupção; veja imagens!

Desde o fim de outubro, uma nova ilha vem se formando na costa da ilha japonesa de Iwo Jima após erupções subaquáticas; confira novas imagens!

Redação Publicado em 01/12/2023, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de nova erupção em ilha vulcânica japonesa - Reprodução/Vídeo/YouTube/@breitbartnews92
Imagem de nova erupção em ilha vulcânica japonesa - Reprodução/Vídeo/YouTube/@breitbartnews92

Desde o dia 30 de outubro, uma série de erupções vulcânicas subaquáticas próximas à costa da ilha japonesa de Iwo Jima levaram à formação de uma nova ilha — chamada Niijima (que significa "nova ilha" em japonês) — em meio ao Oceano Pacífico. Após um tempo inativo, porém, o vulcão entrou em erupção novamente nesta semana.

Agora, segundo a Live Science, Niijima é até mesmo visível do espaço, conforme revelado por imagens de satélites Agência Espacial Europeia tiradas em 3 de novembro. A massa de terra, por sua vez, contava com cerca de 100 metros de diâmetro e seu ponto mais alto se encontrava a 20 metros acima do nível do mar. Porém, isso pode ter mudado com a nova erupção, que ocorreu no dia 23 e só foi anunciada pela Guarda Costeira do Japão em 27 de novembro.

+ Possível erupção de um supervulcão preocupa as autoridades italianas

O novo evento foi marcado por fortes explosões que expeliram cinzas e fumaça a até 200 metros de altura, onde rochas e outros tipos de detritos caíam no mar. Isto, por sua vez, indica um retorno das atividades vulcânicas da região, após um breve período de calma.

Ainda de acordo com a Live Science, não se sabe como essa erupção recente pode afetar a sobrevivência de Niijima. Porém, especialistas informaram à Associated Press que, dependendo do tipo de rocha que compõe a ilha, ela pode permanecer intacta — se for feita de lava, no caso.

Região vulcânica

É importante mencionar que as duas ilhas mencionadas, Iwo Jima e Niijima, ficam localizadas no topo de uma regiao onde existem uma série de vulcões subaquáticos, que margeiam o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma fronteira tectônica onde a placa do Pacífico se encontra com várias outras, impactando em uma forte atividade vulcânica e grande número de terremotos.

O Círculo de Fogo do Pacífico vai desde o extremo sul da América do Sul, passando pela costa oeste da América do Norte, atravessando ainda o Estreito de Bering e o Japão, chegando até a Nova Zelândia.