Especialista analisando a famosa obra "O Grito", de Edvard Munch - Divulgação/Museu Nacional da Noruega
Arte

Estudos revelam a verdade por trás de mensagem em O Grito, de Edvard Munch

Criada em 1893, a pintura, que é uma das maiores telas do expressionismo, escondeu um segredo durante décadas

Pamela Malva Publicado em 22/02/2021, às 18h30

Quando terminou de pintar O Grito, uma de suas obras mais famosas, em 1893, Edvard Munch foi fortemente criticado. Décadas mais tarde, a verdade por trás de uma mensagem escondida na clássica pintura do artista norueguês foi descoberta.

Há muitos anos, percebeu-se que, no canto da tela feita por Munch, uma frase se escondia entre os traços do pintor. Escritas a lápis, segundo a BBC, as curiosas letras formam a oração: "Só pode ter sido pintada por um louco".

Por muito tempo, então, especialistas questionaram se aquela era a letra de Munch ou de alguém que vandalizou a obra do pintor. Utilizando uma tecnologia de ponta, testes feitos pelo Museu Nacional da Noruega revelaram a verdade por trás da sentença.

Retrato de Edvard Munch /Crédito: Divulgação

 

"A escrita é, sem dúvida, do próprio Munch", afirmou a curadora do museu, Mai Britt Guleng. Tal descoberta só foi possível através de varreduras infravermelhas e de análises e comparações feitas nos diários e cartas escritas pelo norueguês.

Dessa forma, acredita-se que, após a primeira exibição da obra — ocorrida em 1893 — o artista não gostou nada das críticas que recebeu, que apontavam para sua instabilidade mental. Em seus diários, então, ele disse estar profundamente magoado com a reação do público e, por isso, provavelmente escreveu a frase na tela, como forma de protesto.

Tantas décadas depois, a obra O Grito é uma das protagonistas da futura exposição do Museu Nacional da Noruega em homenagem ao artista. Programada para 2022, a mostra ainda contará com peças de Munch como Madonna e The Dance of Life.

descoberta arte pintura obra Noruega notícia mistério segredo Edvard Munch O Grito

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada