Imagem ilustrativa de malas em um aeroporto - Reprodução/Pixabay/Stela Di
Contrabando

EUA: Mulher é condenada por tentar despachar animais marinhos no aeroporto

Cavalos-marinhos e pepinos-do-mar, rotulados “barriga de peixe” pela acusada, também foram enviados do Brasil, com destino à Florida

Redação Publicado em 18/12/2023, às 16h22

Nos Estados Unidos, uma mulher foi condenada a prisão por contrabando de cavalos-marinhos, barbatanas de tubarão e pepinos-do-mar, além da tentativa de contrabandear ginseng americano, uma erva medicinal que possui efeitos anti-inflamatórios e antidepressivos. Um dos pacotes enviados pela chinesa Xiao Pingping, de 38 anos, foi despachado do Brasil para a Flórida. 

Segundo as autoridades americanas, a etiqueta da encomenda dizia "barriga de peixe", mas, na verdade, haviam 435 pepinos-do-mar, 33 cavalos-marinhos e 16 barbatanas de tubarão no pacote, segundo o site de notícias O Globo. 

Por serem considerados animais silvestres, itens como estes devem ser declarados ao Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos antes do envio. Já o ginseng americano, de nome científico Panax quinquefolius, é tido como uma planta protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES). A mulher de origem chinesa foi sentenciada a um mês de prisão. 

Tentativas de contrabando

No último dia 19 de novembro, a bagagem da acusada passou por um exame de raio-x durante uma viagem entre a Nicarágua e o estado americano da Flórida, o que revelou os itens que ela pretendia transportar ilegalmente. Neste dia, foram encontrados 11 pepinos-do-mar em sua bolsa, que a chinesa alegava ser "barriga de peixe". 

Menos de uma semana depois, no dia 24 do mês passado, ela tentou realizar o mesmo trajeto. Durante a revista, os policiais da fronteira encontraram quatro caixas e nove sacolas com ginseng americano.

Após uma investigação realizada pelo Escritório de Aplicação da Lei do Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, em parceria com Investigações de Segurança Interna e Alfândega e Proteção de Fronteiras, Xiao Pingping foi condenada a um mês de prisão pelas tentativas de contrabando

Brasil Estados Unidos Nicarágua contrabando acusada animais marinhos barbatanas de tubarão

Leia também

"Percebemos que foi um erro", diz criador de Os Simpsons sobre episódio polêmico


Mistério sobre Mona Lisa de Leonardo da Vinci é revelado por geóloga


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA