Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Religião

EUA: Oklahoma quer obrigar ensino da Bíblia em escolas públicas do estado

Segundo o superintendente republicano responsável pela demanda, o ensino da Bíblia nas escolas é “indispensável” para os alunos

Redação Publicado em 28/06/2024, às 17h48

Nesta quinta-feira, 27, a principal autoridade de educação de Oklahoma, nos Estados Unidos, determinou que as escolas públicas devem incluir o ensino da Bíblia nas aulas. Essa iniciativa é vista como o mais recente esforço dos conservadores para introduzir a religião nas salas de aula, provocando imediata condenação de grupos de direitos civis e defensores da separação entre igreja e Estado, que rotularam a medida como um "abuso de poder" e inconstitucional.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, via Associated Press, o superintendente republicano Ryan Walters enviou uma ordem a todos os distritos do estado de Oklahoma, estabelecendo o ensino da Bíblia como obrigatório, com "cumprimento imediato e rigoroso". 

Em um comunicado, Walters afirmou que “a Bíblia é uma referência histórica e cultural indispensável” e que, sem seu conhecimento básico, “os alunos de Oklahoma não conseguem contextualizar adequadamente a fundação de nossa nação”.

Cada professor, cada sala de aula no estado, terá uma Bíblia na sala de aula e ensinará a partir da Bíblia”, acrescentou Walters durante uma entrevista coletiva.

Ensino religioso

A legislação de Oklahoma permite a presença de Bíblias nas salas de aula, além do uso deste livro pelos professores para o ensino. Contudo, não está claro se o superintendente Walters possui autoridade para exigir que as escolas o utilizem, pois a lei estadual estabelece que os distritos escolares têm a autoridade exclusiva para decidir sobre as instruções, currículos, materiais educacionais e livros didáticos.

+ Bíblia é retirada de escolas nos EUA por conteúdo ‘pornográfico’.

Este anúncio ocorre uma semana após o governador republicano do estado sulista da Louisiana assinar uma medida que requer a exibição dos Dez Mandamentos em todas as salas de aula das escolas públicas. Porém, essa medida está enfrentando um desafio legal devido à Primeira Emenda da Constituição americana, que proíbe a promoção ou preferência de uma religião nacional em relação a outra.

Religião Estados Unidos Mundo notícias Bíblia escolas oklahoma obrigação

Leia também

Logo após resgate de sua filha, mãe de refém do Hamas morre de câncer


Arqueólogos anunciam descobertas feitas durante escavações em castelo inglês


Escultura que mostra Maria durante o parto de Jesus é vandalizada na Áustria


Com Bíblia gigante, parque religoso do país será construído no RJ


Passagem de furacão destrói 90% das residências de ilha no Caribe


Exposição gratuita no Palácio dos Bandeirantes tem obras de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti