Alemanha move esforços para condenar nazistas - Reprodução/Vídeo/Youtube/CBS
Irmgard Furchner

Ex-secretária de um campo de concentração nazista é condenada aos 97 anos

Irmgard Furchner foi condenada por cumplicidade na morte de 10 mil pessoas durante o Holocausto

Redação Publicado em 20/12/2022, às 07h56

Aos 97 anos, Irmgard Furchner responde por crimes cometido durante o Holocausto nazista ocorrido na Segunda Guerra. Nesta terça-feira, 20, ela fora condenada a dois anos de prisão, com suspensão da pena, pela cumplicidade na morte de mais de 10 mil vítimas durante o regime de Hitler.

Na época, conforme repercutido pelo R7, Irmgard atuou como secretária de um campo de concentração. Dominik Gross, juiz a frente do caso, determinou o papel da ex-secretária como 'assassinato cruel e maligno' de prisioneiros no campo de concentração de Stutthof, na Polônia, alvo dos nazistas de 1939 até 1945. O local, inclusive, recebeu mais de cem mil vítimas.

Em silêncio

Em novembro, a promotora Maxi Wantzen detalhou que a ex-secretária tinha entre 18 e 19 anos na época dos crimes. Ela trabalhava como datilógrafa e secretária do líder do campo, Paul Werner Hoppe, com um cargo de 'importância essencial' no sistema do campo de concentração.

A promotora também disse que a atuação de Furchner "garantiu o bom funcionamento do campo" e resultava no "conhecimento de todos os eventos e acontecimentos em Stutthof".

Em novembro, a ex-secretária do campo de concentração se manteve em silêncio durante o julgamento. Wolf Molkentin, defesa da agora condenada, chegou a falar em novembro que "Ela não falou e não vai falar, que eu saiba". 

O campo de Stutthof, próximo de Gdansk, palco de 65 mil mortes, recebeu "detentos judeus, guerrilheiros poloneses e prisioneiros de guerra soviéticos" que foram assassinados de maneira sistêmica, de acordo com historiadores.

A condenação de Irmgard Furchner compreende mais um capítulo dos esforços da Alemanha para responsabilizar os nomes que atuaram de maneira ativa no Holocausto Nazista.

Nazismo judeus Hitler morte Holocausto regime vítimas Campo guarda Irmgard Furchner

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro