Mário de Andrade e Fernando Sabino - Reprodução/Wikimidea
Exposição

Exposição em São Paulo terá cartas trocadas entre Mário de Andrade e Fernando Sabino

Exposição revela cartas trocadas entre Mário de Andrade e Fernando Sabino, destacando uma amizade literária que atravessou décadas

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 02/07/2024, às 15h01

Em outubro, a Casa Mário de Andrade, em São Paulo, será o palco de uma exposição inédita que apresentará as cartas trocadas entre os renomados poetas Mário de Andrade (1893-1945) e Fernando Sabino (1923-2004).

A exposição surge de um esforço conjunto de Carlos Augusto Andrade e Bernardo Sabino, filhos dos poetas, que recuperaram esses documentos históricos guardados por Fernando antes de sua morte, em 2004.

A correspondência foi trocada em janeiro de 1942, quando Mário de Andrade, após ler "Os grilos não cantam mais" por recomendação de um colega, decidiu escrever ao jovem Sabino.

Este gesto marcou o início de uma amizade que durou até a morte de Andrade. Em 1981, parte dessas cartas foi publicada no livro “Cartas a um jovem escritor e suas respostas” (Record), mas os originais permaneceram guardados.

A exposição

Segundo a Coluna de Ancelmo Gois, no 'O Globo', além de exibir as cartas, a mostra contará com palestras que explorarão a amizade e a colaboração entre os dois escritores.

A Casa Mário de Andrade, que abrigou o poeta entre 1921 e 1945, é um local histórico onde ele se reunia com outros ícones do Modernismo, como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Anita Malfatti.


*Sob supervisão;

notícias exposição Mário de Andrade Fernando Sabino

Leia também

O mais longo dos dias: Entenda como aconteceu o Dia D


Arqueólogos desenterram o que pode ser o maior cemitério pré-histórico da Europa


Jovens que se conheceram pelas redes sociais descobrem que são gêmeas


Pesquisadores encontram 'tesouros' em naufrágio de 2.000 anos


Cravada em rocha de penhasco por 1.300 anos, 'excalibur' francesa é roubada


Rosto do faraó Ramsés II é recriado em 3D a partir de múmia