Rebeldes das Farcs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em 2016 - Getty Images
Estados Unidos

Farc devem ser retiradas de lista de organizações terroristas dos EUA

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia estão na lista desde 1997

Isabela Barreiros Publicado em 24/11/2021, às 09h44

O governo dos Estados Unidos teria afirmado nesta terça-feira, 23, que quer retirar as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) da lista de organizações terroristas estrangeiras de seu país.

A intenção foi informada à imprensa por uma fonte parlamentar, segundo informou a AFP. O Congresso foi notificado ainda ontem sobre a próxima ação das autoridades americanas a respeito do grupo colombiano.

"Posso confirmar que o governo enviou hoje uma notificação ao Congresso informando que vão retirar as Farc da lista de organizações terroristas", revelou a fonte à agência de notícias.

O porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, havia declarado que o Departamento de Estado entregou ao Congresso "uma notificação com as próximas medidas" a serem implementadas pelo governo americano sobre as Farc.

A organização colombiana está na lista de grupos terroristas estrangeiros dos EUA desde 1997, mas mudanças estão sendo feitas desde 24 de novembro de 2016, quando o então presidente colombiano Juan Manuel Santos e Rodrigo Londoño, um dos líderes das Farcs, assinaram um acordo de paz que tornou o grupo um partido político.

O processo de paz e a assinatura do acordo de paz há cinco anos foram uma virada fundamental no longo conflito da Colômbia", afirmou Price. Segundo ele, o acordo "encerrou cinco décadas de conflito" e "levou a Colômbia a uma paz justa e duradoura".

"Fizemos tudo que foi possível para preservá-lo, em cada etapa. [E] continuamos totalmente comprometidos em trabalhar com nossos parceiros colombianos na aplicação do acordo de paz", completou.

Estados Unidos História Colômbia notícia Organização Terrorista FARC

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada