A rainha Elizabeth II - Getty Images
Elizabeth II

FBI revela existência de plano para matar rainha Elizabeth II durante viagem aos EUA

Documentos divulgados destacam a existência de plano de atentado contra a monarca britânica

Giovanna Gomes Publicado em 26/05/2023, às 11h24

Recentemente, o FBI divulgou arquivos que detalham as visitas da falecida rainha Elizabeth II aos Estados Unidos nas décadas de 1980 e 1990. Esses documentos revelam ameaças e até mesmo um possível plano para assassinar a monarca durante suas viagens.

De acordo a agência de notícias AFP, os registros incluem uma nota mencionando uma viagem da rainha e do príncipe Philip ao estado da Califórnia, em 1983.

Segundo informações obtidas pela polícia de San Francisco de uma fonte ligada a grupos nacionalistas irlandeses, um homem expressou intenção de atacar a rainha, alegando que sua filha havia sido morta na Irlanda do Norte. Ele mencionou planos de jogar um objeto da ponte Golden Gate contra o iate real 'Britannia' ou tentar assassinar a rainha durante sua visita ao parque nacional de Yosemite.

Conflito na Irlanda do Norte

Essas ameaças ganham contexto quando lembramos que em 1979, o IRA (Exército Republicano Irlandês) assassinou Louis Mountbatten, parente distante da rainha Elizabeth II e tio de seu marido, em um atentado com bomba contra seu barco. Na época, a Irlanda do Norte vivia o período mais crítico dos intensos conflitos entre republicanos católicos e unionistas protestantes, com a presença do exército britânico.

Outros documentos ainda mencionam ameaças de grupos irlandeses durante uma visita de Estado da rainha em 1991, incluindo a perturbação de eventos com a presença dela, como um jogo de beisebol e uma recepção na Casa Branca. Embora um arquivo de 1989 afirme que não houve ameaças registradas contra a rainha, ele ressalta que a possibilidade de ameaças à monarquia britânica por parte do IRA sempre existiu.

Reino Unido FBI rainha plano Elizabeth ira irlanda do norte assassinar

Leia também

Primeiro quadro oficial de Charles III vira piada entre internautas: 'Que susto'


Tarefa de escola gera polêmica ao classificar Hitler como 'tomador de decisões ético'


Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS


The Crown: Criador admite que ‘não queria mais fazer a série’ após a morte de Elizabeth II


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos