Papa Bento XVI, em Roma, na Itália - Getty Images
Religião

Fim do mistério papal? arcebispo explica motivo da renúncia de Bento XVI

Georg Gänswein, secretário do papa emérito, falou sobre o caso durante um congresso na Áustria

Fabio Previdelli Publicado em 07/04/2021, às 11h51

Após oito anos, um mistério que permeava a Igreja Católica pode enfim ter sido revelado: afinal, por qual motivo o agora Papa emérito Bento XVI renunciou? Em um congresso psiquiátrico austríaco, o arcebispo Georg Gänswein, secretário de Bento, comentou sobre o assunto. 

“Parecia para ele [Bento] e para mim, posso confessar aqui, que ele tinha apenas alguns meses de vida, mas não oito anos”, explicou. A declaração foi revelada pelo jornal alemão Die Tagepost e repercutida pelo UOL. 

Porém, como o próprio tempo mostrou, Georg disse que “tudo mudou”, principalmente após a renúncia. Além disso, o religioso também comentou a atual situação do Papa emérito, dizendo que Bento XVI, agora com 93 anos, vive bem e que, inclusive, já foi vacinado contra a Covid-19. 

Apesar disso, o Papa emérito se demonstra preocupado com o avanço da pandemia e com os “efeitos colaterais” que ela pode causar, como os danos psicológicos causados pelo confinamento e pelas restrições necessárias para impedir a disseminação do vírus. Georg ainda disse que Bento XVI pensa ser essencial discutir assuntos, como por exemplo, os “números alarmantes de suicídios”. 

Outro assunto polêmico comentado pelo secretário é que Bento também se preocupa com as “sérias dissidências” dentro da própria igreja causada entre os mais “conservadores” e os chamados “progressistas”. 

Ele admitiu que essa diferença vem aumentando nos últimos anos e ainda afirmou que a igreja é composta de “santos e criminosos” e que, nem sempre, o segundo grupo consegue ser reconhecido, usando de exemplo a relação entre o Papa João Paulo II e o padre Marcial Maciel — que foi declarado culpado por diversos casos de abuso.  

Religião notícias Igreja Católica mistério renúncia Bento XVI motivo explicação Papa emérito

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria