Floresta Amazônica poderá começar a liberar praticamente todas as toneladas de carbono que ela absorve -
Brasil

Floresta amazônica pode começar a poluir a Terra nos próximos 15 anos

Segundo cientistas, as árvores das florestas tropicais já absorvem um terço a menos de carbono do que costumavam fazer na década de 1990

Vanessa Centamori Publicado em 05/03/2020, às 13h55

A partir da metade de 2030, as árvores da Floresta Amazônica podem começar a poluir a Terra, segundo um estudo feito por cientistas britânicos, e publicado na Revista Nature. De acordo com os especialistas, o aquecimento global está tão severo que tem causado secas e estresse térmico constante na vegetação. Desse modo, em vez de absorver carbono, as árvores passarão a liberá-lo na atmosfera nos próximos 15 anos.

Para se ter uma ideia, uma floresta tropical pode armazenar, em média, 250 bilhões de toneladas de carbono - o equivalente a 90 anos de emissões de combustíveis fósseis no mundo todo. Imagine se tudo isso for liberado pelas árvores: como resultado, as mudanças climáticas podem acelerar de modo catastrófico. 

Segundo cientistas, em 2030, a capacidade da Floresta Amazônica em absorver carbono cairá em 14%, até chegar a zero em 2035

 

Para mensurar o quão terrível a situação poderia chegar, no estudo os cientistas monitoraram durante mais de 30 anos o crescimento de 300 mil árvores não só na Floresta Amazônica, como também em florestas tropicais africanas. 

Eles concluíram que a famosa floresta brasileira está exposta à temperaturas cada vez maiores e à frequentes secas. Em 2030, a capacidade de absorver carbono da floresta irá cair em 14% e em 2035, essa habilidade será igual a zero.

As árvores do continente africano seguem a mesma tendência. E a estimativa é que as florestas do mundo todo já estejam absorvendo um terço a menos de carbono do que a quantidade que era absorvida na década de 1990. Se as previsões se confirmarem, quando chegarmos em 2060, todas as florestas tropicais se tornarão fontes de liberação do gás, que é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. 

"A humanidade tem tido muita sorte até agora por essas florestas terem absorvido nossa poluição, e elas podem não continuar fazendo isso por muito mais tempo", contou à agência de notícias Reuters, o pesquisador Simon Lewis, da Universidade de Leeds.

Amazônia floresta notícia meio ambiente aquecimento global efeito estufa Mudanças Climáticas carbono

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada