Imagem de um drone Reaper - Reprodução / Forças Aéreas dos Estados Unidos
Mar Negro

Fontes militares revelam ‘incidente’ no Mar Negro com aeronave de combate

O drone Reaper caiu no Mar Negro nesta terça-feira, 14, mas não se sabe a nacionalidade dele

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 14/03/2023, às 14h54

Nesta terça-feira, 14, duas fontes militares ocidentais disseram a uma agência de notícias que, no Mar Negro, um “incidente” aconteceu envolvendo um drone Reaper de fabricação americana, mas com nacionalidade desconhecida.

Uma das fontes entrevistadas comentou: "Alguma coisa aconteceu, mas não temos confirmação de que o drone tenha sido derrubado. Há uma investigação em curso”. O Mar Negro é uma área que, desde o início da guerra na Ucrânia, está sob forte vigilância da Otan.

O céu da área costuma ser palco de interações entre aeronaves e drones dos países dessa aliança militar e também das Forças Armadas russas. Devido à situação altamente inflamável com a Rússia, a fonte militar disse que “é possível que os canais diplomáticos amenizem o ocorrido”.

A aeronave

O drone Reaper, fabricado pela empresa americana General Atomics, é uma aeronave pilotada de forma remota, do tipo MALE, o que indica que é de média altitude e longo alcance. Esse aparelho é equipado com sensores ultramodernos, a fim de realizar operações de vigilância a uma velocidade de cruzeiro de 335 km/h.

Segundo a AFP, via UOL, a aeronave possui uma autonomia de mais de 24 horas de voo, e pode carregar diversos tipos de armas, incluindo bombas e mísseis. Em terra, a tripulação é de 4 pessoas. Outros países contam com drones Reaper, além dos Estados Unidos, como a Itália, a França, o Reino Unido e a Espanha.

aeronave militares Mar Negro drone incidente

Leia também

Moinho de vento e fosso medieval são descobertos na Inglaterra


Novo documentário com acusações inéditas contra Kevin Spacey estreia em streaming


Teto de igreja é arrancado durante passagem de tornado nos EUA


Universidade de Hong Kong desenvolve professores gerados por IA


Após 17 anos, relatório revela quantidade chocante de túmulos em necrópole do período romano


Rio Grande do Sul: Mãe e filha são resgatadas após escreverem mensagem com batom