Ossada encontrada na Síria - Reprodução/GEGMRD​
Arqueologia

Fóssil mais completo de dinossauro marinho é encontrado com ajuda de brasileira

Uma pesquisa recente identificou a ossada de um plesiossauro considerado o mais antigo e completo no Oriente Médio; brasileira foi peça-chave

Isabelly de Lima Publicado em 16/04/2024, às 11h41

Uma recente pesquisa identificou o esqueleto mais completo, e possivelmente o mais antigo, de um plesiossauro no Oriente Médio. Com a colaboração de uma cientista sírio-brasileira, o grupo de especialistas encontrou os restos do dinossauro marinho nas montanhas de Palmira, na Síria.

Os resultados deste estudo corroboram a teoria de que, há aproximadamente 85 milhões de anos, a região, atualmente caracterizada por um clima árido e desértico, estava submersa pelo Mar de Tétis, que separava os continentes da África e Ásia.

Wafa Adel Alhalabi, residente no Brasil desde 2016, desempenhou um papel fundamental na pesquisa sobre o conjunto de mais de 50 vértebras articuladas encontradas por pesquisadores da Universidade de Damasco na mina de Al Sawaneh el Charquieh, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital síria.

O animal em questão viveu durante o Período Cretáceo, aproximadamente entre 80 e 65 milhões de anos atrás, período que precedeu a extinção em massa dos dinossauros. Os fragmentos descobertos correspondem à coluna vertebral de um elasmossaurídeo que habitava a região durante a era Mesozóica.

Identificação correta

As primeiras partes do fóssil foram encontradas em 2001, e o restante do esqueleto, incluindo as vértebras e fragmentos de costelas que compõem a parte posterior do pescoço, todo o tronco e a cauda do animal, foram descobertos em 2010 pelo mesmo grupo de pesquisa.

Como informado pelo portal O Globo, a identificação correta do animal foi realizada por meio de exames visuais, medições dos fragmentos encontrados e comparação dos dados com proporções de vértebras de outras espécies.

descoberta arqueologia esqueleto pesquisa dinossauro marinho pesquisadora completo brasileria

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro