A Fifa Foundation, entidade independente que promove ações sociais, será responsável por fornecer ajuda aos países
Nesta sexta-feira, 17, a FIFA emitiu um comunicado informando a doação de US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5,2 milhões) às vítimas do terremoto que atingiu regiões da Turquia e Síria, no último dia 6. Conforme anunciado pelo presidente da Federação, Gianni Infantino, a verba será usada para comprar itens emergenciais e oferecer abrigos temporários para as famílias necessitadas.
Em nome da comunidade global do futebol, gostaria de estender minhas mais profundas condolências às famílias e amigos daqueles que perderam suas vidas nos terremotos na Turquia e na Síria. Nossos pensamentos e orações estão com as vítimas e com os feridos nesta tragédia. Gostaríamos de expressar nossa solidariedade e apoio ao povo de ambos os países durante este período terrível".
Segundo informações da revista IstoÉ, a Fifa Foundation, entidade independente que promove ações sociais através do esporte, fez reuniões com ONGs locais e confederações nacionais para entender e listar quais as principais necessidades da população no momento. Assim, toda verba será revertida para a assistência humanitária.
Vista aérea de prédios destruídos pelo terremoto na Turquia. Foto: GettyImages
O terremoto de magnitude 7,8 da última segunda-feira, 6, é considerado um dos desastres naturais mais devastadores deste século. Até o último registro, as autoridades do Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia e Síria registraram mais de 42 mil mortos, sendo milhares de pessoas desabrigadas. A situação é agravada devido às baixas temperaturas.
Nas redes sociais, o volanteWillian Arão, ex-jogador do Flamengo que está atualmente no clube Fenerbahçe, relatou os momentos de angústia após a catástrofe:
Companheiros nossos de trabalho estão soterrados, suas famílias também, então é uma tragédia imensa. Infelizmente o clima também não tem ajudado, porque em algumas partes ainda há neve, tem muito frio [...] é um clima de luto mesmo, muita tristeza".
O clube de Istambul, treinado pelo técnico Jorge Jesus, também está realizando trabalhos sociais de auxílio aos afetados.
Ver essa foto no Instagram