Ilustração do Dinocephalosaurus orientalis nadando com peixes pré-históricos - Reprodução/Earth and Environmental Science/Marlene Donelly
Arqueologia

Fóssil recém-descoberto revela ‘dragão’ de 240 milhões de anos

Descubra a origem desse fóssil de 240 milhões de anos, descrito pelos especialistas como “um animal muito estranho”

Redação Publicado em 23/02/2024, às 16h49

Em uma recente edição da revista acadêmica Earth and Environmental Science: Transactions of the Royal Society of Edinburgh, pesquisadores revelaram a descoberta de um novo fóssil que pertenceu a um réptil aquático de 5 metros de comprimento do período Triássico.

O Dinocephalosaurus orientalis, que habitou a Terra há 240 milhões de anos, recebeu dos cientistas o apelido de “dragão” graças ao seu pescoço extremamente longo, conforme repercutido pela BBC. 

Apesar de ter sido identificado pela primeira vez em 2003, a descoberta recente de um novo fóssil em antigos depósitos de calcário no sul da China permitiu que os especialistas analisassem toda a anatomia desta fera pré-histórica.

Imagem do fóssil encontrado do Dinocephalosaurus orientalis - Reprodução/Earth and Environmental Science

 

“Um animal muito estranho”

Nick Fraser, que atua como paleontólogo nos Museus Nacionais da Escócia e fez parte do grupo internacional que estudou o fóssil, explicou que esta foi a primeira vez que os pesquisadores conseguiram ver por inteiro, o que ele descreveu como “um animal muito estranho”.

Ele tinha membros parecidos a nadadeiras e um pescoço mais longo que o corpo e a cauda juntos", observou Fraser em uma entrevista concedida à BBC News.

O especialista acredita que a presença de um “pescoço longo e flexível”, com 32 vértebras separadas, serviu como uma vantagem na caça, ao permitir que o Dinocephalosaurus orientalis procurasse por comida embaixo d’água.

Esta descoberta apenas aumenta a estranheza do período Triássico. E cada vez que olhamos para estes depósitos, encontramos algo novo.", acrescentou o paleontólogo. 

 

arqueologia fóssil pesquisa estudo réptil triássico Dinocephalosaurus orientalis

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez