Imagens do fotógrafo "andando" na trilha submersa - Reprodução / Vídeo
Trilha submersa

Turistas fazem registros fantásticos em trilha submersa de águas cristalinas

A trilha no Mato Grosso do Sul está submersa em decorrência das fortes chuvas no local

Redação Publicado em 27/02/2023, às 19h11

Uma trilha no Mato Grosso do Sul ficou completamente submersa em decorrência das fortes chuvas em uma das regiões turísticas do estado e isso fez com que uma inédita cena fosse registrada: um fotógrafo de nome Mateus Alexandre conseguiu "andar" debaixo d'água.

Imagens do fotógrafo andando na trilha submersa / Reprodução / Vídeo

 

A cena foi registrada no rio do Olho D'água, em Jardim (MS). Apesar do forte temporal — que deixou alguns pontos do rio 3 metros acima do solo e outros com profundidade de 5 metros —, a água permaneceu cristalina, devido à mata ciliar conservada em algumas partes da região.

Para o G1, o fotógrafo contou que um dia antes das chuvas, os turistas podiam caminhar normalmente pela trilha, que estava seca, e ele pôde contemplar um cenário completamente diferente, somente um dia depois.

"Atuo no Recanto Ecológico Rio da Prata há 1 ano e seis meses. No último fim de semana tive a oportunidade de contemplar um acontecimento único: a trilha submersa. Fiquei extasiado ao constatar que, de um dia antes ela estava seca e visitantes caminhavam por ela. E com as chuvas ela se transformou em um cenário extraordinário e a sua beleza permanecia a mesma! Foi incrível!", comentou o profissional que faz parte da equipe de fotografia do Grupo Rio da Prata.

Trilha submersa na região da nascente do Rio do D'Água, em Jardim/MS.

(Imagens: TV Morena) pic.twitter.com/nZEDzxWXLy

— Vamos Pra Lá (@vamos_pra_la) February 21, 2018

Fenômeno raro

Os turistas podiam fazer o percurso caminhando normalmente na trilha, antes das cheias que deixaram a área toda submersa provocando passeios somente através de mergulhos. O fotógrafo, Mateus Alexandre, conseguiu, dentro da água, fazer um percurso fantástico no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Com cheia em rio de água cristalina, trilha fica submersa e 'bomba' na internet: 'Parece um passeio no céu' https://t.co/ZxN2GMBeRc #G1 pic.twitter.com/iTywRvj9B6

— g1 (@g1) January 23, 2021

Esse fenômeno é considerado raro, ocorrendo somente em períodos de chuvas extremas. A administração do Recanto explicou à fonte que essa foi a quarta vez que esse fenômeno ocorreu no local. 

Esse passeio na trilha submersa só ocorreu devido ao reflexo da mata ciliar conservada e porque o rio estava em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), um tipo de unidade de conservação.

Brasil curiosidades Turismo mato grosso do sul trilha rio do Olho D'água

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental