Usina nuclear de Fukushima - Getty Images
Mundo

Fukushima: Usina nuclear registra vazamento de água radioativa

Em 11 de março de 2011, a usina nuclear de Fukushima registrou o maior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986

Redação Publicado em 08/02/2024, às 17h46

Nesta quarta-feira, 7, a distribuidora de energia elétrica, Tokyo Electric Power (Tepco), afirmou que milhares de litros de água radioativa vazaram de um equipamento que trata água contaminada na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão. O ambiente externo da usina não foi afetado.

A concessionária estima que até 5,5 mil litros (tonelada métrica) de água radioativa, contendo 22 bilhões de becquerels (uma unidade de medida para radioatividade) de substâncias radioativas vazaram, devido à abertura acidental das válvulas dos equipamentos de tratamento de água durante uma manutenção.

Monitoramento

Conforme repercutido pelo site da CNN Brasil, naquele mesmo dia, a Tepco do Japão compartilhou imagens do local onde a água radioativa vazou na usina nuclear. Segundo a empresa, nenhuma alteração significativa foi detectada pelos postos de monitoramento, presentes ao redor da usina, ou nas leituras do monitor de água nas calhas dentro dela.

É importante relembrar que esta região permanece em constante alerta desde o terremoto e tsunami que atingiram a região em 2011, resultando no maior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, 25 anos antes, na antiga Ucrânia Soviética.

Usina Nuclear desastre chernobyl fukushima vazamento água radioativa

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência