O atleta Ivan Kuliak com a letra "Z" no peito - Divulgação/Redes sociais
Rússia

Ginasta russo recebe punição por usar símbolo pró-guerra em pódio com ucraniano

Ivan Kuliak apareceu com uma letra “Z” no peito em apoio à invasão russa à Ucrânia na Copa do Mundo de Aparelhos

Redação Publicado em 18/05/2022, às 13h55

O ginasta russo Ivan Kuliak recebeu uma punição por usar a letra “Z” em seu collant ao subir no pódio da Copa do Mundo de Aparelhos, disputada em Doha, no Catar, em março deste ano, após conquistar o bronze na competição final das barras paralelas.

O atleta, de 20 anos, apareceu com a letra no peito em apoio à invasão russa à Ucrânia, sendo este considerado um símbolo pró-guerra já que as forças russas usam o “Z” para a identificação de seus veículos no território.

Após o episódio, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) afirmou ter aberto um processo disciplinar para investigar seu “comportamento chocante” após a disputa. Agora, Kuliak será banido por um ano de competições e eventos esportivos.

"O senhor Kuliak violou os estatutos da FIG, o código de disciplina da FIG, o código de ética da FIG, o código de conduta da FIG e os regulamentos técnicos da FIG quando usava a letra 'Z' em sua camiseta", diz a nota da FIG, repercutida pelo The Guardian.

O texto continua: “[Ele] não tem permissão para participar de nenhum evento ou competição sancionada pela FIG organizada por uma federação afiliada da FIG por um ano a partir da data desta decisão.”

O que disse o ginasta

Antes de a punição ter sido anunciada, o atleta já havia dito que não se arrependia de ter usado o símbolo no pódio. Pouco após o episódio, mesmo após a federação anunciar a abertura da investigação, ele disse ao Russia Today:

“Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse a opção de sair com a letra 'Z' no peito ou não, faria o mesmo. Eu vi isso em nossos militares e olhei o que esse símbolo significa. Ele significa ‘pela vitória’ e ‘pela paz'. Eu só queria mostrar minha posição. Como atleta, sempre vou lutar pela vitória e jogar pela paz", declarou.

Rússia Ucrânia Invasão notícia símbolo esportes Ginástica atleta russo letra Z Ivan Kaliak

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria