Imagem ilustrativa - Imagem de Julie Rose por Pixabay
Índia

Governo indiano considera 'elitista' casamento entre pessoas do mesmo sexo

O governo indiano declarou ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Giovanna Gomes Publicado em 18/04/2023, às 11h13

A Suprema Corte da Índia começou a ouvir petições de casais e ativistas LGBTQ em uma ação coletiva que busca o direito ao casamento e à igualdade sob a lei. No entanto, o governo indiano expressou veementemente sua oposição à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, rotulando-o como um "conceito elitista urbano" que subverte os valores religiosos e sociais.

Esse desafio pelos direitos dos homossexuais é o mais significativo desde 2018, quando a Suprema Corte derrubou uma lei da era colonial que criminalizava a homossexualidade.

Embora a Índia esteja passando por uma mudança social gradual e as pessoas LGBTQ estejam se tornando mais visíveis, ainda há um longo caminho a percorrer em termos de plena aceitação social e segurança contra o estigma e o assédio.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o tema é considerado de "importância seminal" pela Suprema Corte, que está ouvindo um painel de cinco juízes. 

Oposição

No entanto, na última segunda-feira, o governo nacionalista hindu liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi apresentou um depoimento à Suprema Corte expressando sua oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e tentando retirar o caso do tribunal.

"Um casamento válido é apenas entre um homem biológico e uma mulher biológica", disse o governo, afirmando que qualquer igualdade oferecida a casais do mesmo sexo vai contra os valores religiosos e "afeta seriamente os interesses de todos os cidadãos". O texto ainda diz que tal decisão deve ser tomada pelo parlamento e não pelos tribunais.

Recentemente, o governo Modi também se manifestou contra a promoção de um advogado gay para a Suprema Corte com base em sua sexualidade.

No entanto, os advogados e peticionários envolvidos no caso do casamento entre pessoas do mesmo sexo estão otimistas, destacando que a Suprema Corte tomou várias decisões importantes em favor dos direitos LGBTQ, mesmo diante da oposição do governo. Em 2014, a Suprema Corte reconheceu as pessoas transgênero como um "terceiro gênero" em um caso significativo.

Índia Casamento homossexual LGBTQ governo indiano

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro