Torre Eiffel - Getty Images
Torre Eiffel

Greve de funcionários interdita Torre Eiffel e turistas reclamam: 'Arrasada'

Nesta segunda-feira, 19, a Torre Eiffel amanheceu com uma placa comunicando seu fechamento e pedindo desculpas aos visitantes

Redação Publicado em 19/02/2024, às 16h51

Nesta segunda-feira, 19, o acesso à Torre Eiffel foi interditado devido à greve dos funcionários que trabalham no monumento. O fechamento do local deixou visitantes do mundo todo “devastados”, pois perderam a oportunidade de ver uma das maiores atrações turísticas do país.

Teríamos mudado a data se soubéssemos que havia um problema com os trabalhadores. Viemos com toda a expectativa e entusiasmo de ver a torre, descemos do táxi e nada, vimos a placa", disse Gabriel Mimica, um argentino de 42 anos que estava em Paris pela primeira vez com a família.

The #EiffelTower, #Paris’s most renowned landmark, is closed due to a strike on Monday, February 19. The Eiffel Tower is usually open every day throughout the year. The landmark’s employees are protesting for a salary increase and an improved maintenance of the monument.#france pic.twitter.com/Y0V7Iivn0J

— Panda Paws (@Panda_Paws_) February 19, 2024

Courtney Scott, uma irlandesa de 30 anos que estava viajando com o marido, disse estar “arrasada”. "Deixamos o nosso bebê em casa para nos permitirmos esta escapadela romântica e não podemos subir" lamentou a turista.

Detalhes da greve

A paralisação foi determinada pelo CGT e FO, os dois sindicatos dos colaboradores do monumento, que visam “denunciar a atual gestão” da SETE, empresa responsável pelo gerenciamento da torre. 

Além disso, ambas as organizações sindicais tem como principal alvo a Câmara Municipal de Paris, acionista maioritária da empresa que, segundo eles, realiza uma gestão “insustentável”, causando um desequilíbrio entre receitas e despesas. 

Somente em 2023, 6,3 milhões de pessoas visitaram a Torre Eiffel. Este monumento, tido como o mais famoso de Paris, foi construído em 1889 durante a Feira Mundial de Paris e rapidamente se tornou o símbolo da capital francesa.

Nesta terça-feira, 20, uma assembleia-geral deverá determinar se a greve deve ou não continuar e, consequentemente, a abertura do monumento, conforme repercutido pelo jornal Folha de Pernambuco. 

França Paris torre eiffel funcionários greve Turistas Visitantes fechada interditada

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência