Imagem meramente ilustrativa de maconha - Getty Images
Colômbia

Guerra às drogas: Presidente da Colômbia quer legalizar plantio de maconha

Após décadas tentando combater o narcotráfico militarmente, o novo governo quer experimentar uma estratégia diferente

Redação Publicado em 22/08/2022, às 11h47

Desde que assumiu o cargo presidencial no início deste mês de agosto, tornando-se o primeiro chefe de Estado de esquerda da história da Colômbia, Gustavo Petro fala sobre como a guerra às drogas foi um "fracasso total", e é preciso adotar uma nova estratégia. 

O país — que é a terra natal de Pablo Escobar — é um dos maiores produtores de drogas do mundo, movimentando milhões todos os anos com esse mercado clandestino. O combate armado ao narcotráfico, todavia, não impediu que o ramo continuasse crescendo ao longo das décadas. 

Frente à situação, Petro e seus aliados propuseram um projeto de lei para legalizar a maconha recreativa, seguindo o exemplo de algumas regiões dos Estados Unidos. O líder colombiano, vale dizer, visitou o estado norte-americano do Colorado para ver de perto como funcionava essa alternativa às medidas proibicionistas. 

Vamos conversar: o que acontece se a cannabis for legalizada na Colômbia sem licenças? Como plantar milho, como plantar batatas”, sugeriu Petro em um discurso recente, segundo repercutido pelo Estadão. 

Até então, apenas a plantação de maconha destinada a um contexto medicinal era permitida na Colômbia. 

"Se vamos legalizar a cannabis, vamos manter toda essa gente presa em cadeias superlotadas ou chegou a hora de soltar muita gente?”, afirmou Petro ainda, em referência à imensa parcela da população carcerária cujas condenações são relacionadas às drogas, um problema que se repete em outros países, como os Estados Unidos e o próprio Brasil. 

Entre guerra e paz

Um argumento apresentado pelo senador colombiano Gustavo Bolívar, que apoia a mudança de perspectiva do presidente em relação ao combate às drogas, é de que políticas diferentes nesta área poderão reduzir a violência dentro do território. 

“Nunca alcançaremos a paz na Colômbia enquanto não regulamentarmos o narcotráfico", disse o político em um pronunciamento recente, conforme repercutido pela CNN. 

Nem mesmo os Estados Unidos, com toda a sua força e dinheiro, conseguiram vencer a guerra contra as drogas. Neste momento, a Colômbia produz mais drogas do que quando Pablo Escobar estava vivo, existem mais consumidores e mais produtores. O tráfico de drogas está crescendo, apesar do dinheiro que investimos para combatê-lo e das milhares de mortes que sofremos”, concluiu Bolívar

+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Mundo Colômbia maconha Legalização guerra às drogas plantio

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro