Harry e Meghan, em 2021 - Getty Images
Família Real Britânica

Harry e Meghan falam sobre invasão russa: ‘Estamos com o povo da Ucrânia’

O casal afirmou ser contra as ações militares da Rússia

Penélope Coelho Publicado em 25/02/2022, às 12h00

O príncipe Harry e Meghan Markle falaram a respeito da invasão russa em solo ucraniano, que teve início na última quinta-feira, 24, após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, dar sinal verde para o que chamou de "operação militar especial".

Através de uma declaração publicada no site da fundação do casal, Archewell, o duque e a duquesa de Sussex afirmaram que estão do lado do povo ucraniano e repudiaram as ações russas. As informações são do jornal O Globo.

“O príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex e todos nós da Archewell estamos com o povo da Ucrânia contra essa violação do direito internacional e humanitário e incentivamos a comunidade global e seus líderes a fazer o mesmo", diz o texto.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que desde o início da invasão pelo menos 137 cidadãos do país foram mortos e mais de 300 ficaram feridos, em decorrência dos combates.

Nesta sexta-feira, 25, o exército russo está avançando em direção à capital do país, Kiev, que já foi atingida por bombardeios.


Invasão na Ucrânia

Após semanas de tensão entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin iniciou o que chamou de 'operação militar especial' da Rússia na Ucrânia, como repercutiu a Fox News na última quinta-feira, 24. 

De acordo com o veículo internacional, através de um pronunciamento, o presidente da Rússia disse que o confronto com as forças ucranianas é 'inevitável'. 

Tomei a decisão de conduzir uma operação militar especial. Nossa análise concluiu que nosso confronto com essas forças (ucranianas) é inevitável". 

'Consequências'

Putin, que descreve a ação como uma resposta a supostas 'ameaças da ucrânia', mandou recado para nações que tentarem intervir na 'operação'.

"(...) Algumas palavras para aqueles que seriam tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente e você terá consequências que nunca teve antes em sua história", disse ele.

Segundo levantamento preliminar da Polícia Nacional e o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia, até o momento, ao menos 137 pessoas morreram, entre civis e militares, após a invasão. Além do mais, ao menos 20 militares foram feridos nas cidades Nikolaev, Berdyansk, Skadovsk, Myrhorod e Odessa.

Rússia notícias Ucrânia Invasão meghan markle Família Real britânica príncipe Harry

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!