- Reprodução
Segunda Guerra

Restos mortais de soldados da Segunda Guerra Mundial são localizados em ilha do Pacífico

Os corpos pertencem a soldados que lutaram na batalha de Tarawa, durante a Guerra do Pacífico

Joseane Pereira Publicado em 28/06/2019, às 13h00

A ONG History Flight anunciou a descoberta, em uma remota ilha do Pacífico, de mais de 30 corpos de soldados americanos que lutaram na batalha de Tarawa, que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.

A batalha opôs soldados norte-americanos e militares do Império do Japão. Na época, o Comando Militar dos Estados Unidos afirmou que os restos mortais dos militares seriam irrecuperáveis.

Os corpos foram encontrados no atol de Tarawa, a oeste da Papua-Nova Guiné, e identificados como fuzileiros navais e marinheiros do sexto Regimento da Marinha norte –americana. Agora serão enviados ao Havaí, onde especialistas identificarão suas identidades através de DNA e registros dentários.

Crédito: Reprodução

 

"É uma experiência notável devolver a dignidade de pessoas desaparecidas, identificando-as e reunindo-as com suas famílias", afirmou o presidente da ONG, Mark Noah, à rede CNN.

A batalha de Tarawa ocorreu de 20 a 23 de novembro de 1943. Nas apenas 72 horas de confronto, cerca de 6 mil pessoas perderam suas vidas de ambos os lados, e historiadores ainda debatem sua relevância para o contexto da Segunda Guerra Mundial.

A busca por restos mortais continuará sendo feita, e de acordo com a ONG History Flight, pelo menos 270 outros corpos devem ser localizados.

Segunda Guerra Mundial Guerra do Pacífico ONG History Flight marinha norte-americana corpos de soldados batalha de Tarawa

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada