Mapa do campo de concentração Stalag VI-C Bathorn - Dennis Peeters/Wikimedia Commons
Segunda Guerra

Homem de 95 anos é investigado e pode responder por crimes cometidos durante a Segunda Guerra

O idoso trabalhou como guarda em um campo de concentração nazista

Penélope Coelho Publicado em 22/06/2021, às 07h48

De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 21, pelo UOL, um homem de origem alemã, atualmente com 95 anos de idade, poderá responder por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. A identidade do sujeito não foi divulgada.

Segundo revelado na reportagem, o idoso atuou como guarda no campo de concentração nazista de Stalag VI-C Bathorn, localizado onde hoje em dia está a região da Baixa Saxônia.

Informações do jornal alemão Taz, revelam que o homem teria trabalhado no campo de concentração de outubro de 1943 até 5 de abril de 1945. De acordo com a agência de notícias AFP, o Ministério Público da cidade de Celle, na Alemanha, informou que investiga o idoso por cumplicidade em assassinatos em um campo de concentração de prisioneiros soviéticos nesse período.

A imprensa da Alemanha informou ainda que existem várias investigações relacionadas a crimes cometidos durante a Segunda Guerra em andamento no país, principalmente, envolvendo subordinados ao regime, como guardas. Contudo, grande parte dos investigados não deve ir a julgamento, pela idade avançada que os suspeitos apresentam.


Sobre a Segunda Guerra 

Ocorrida entre 1939 e 1945, o segundo conflito militar se dividia entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS). Com batalhas sangrentas deixando de 70 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra ficou marcada pelos horrores da Alemanha Nazista e dos campos de concentração, organizados pelo partido de Adolf Hitler.

Nomes como o de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin foram de grande importância para combater os regimes fascistas de Hitler e Benito Mussolini. Um dos capítulos mais sombrios e notórios do século 20 deixou marcas na humanidade que, até hoje, não foram totalmente resolvidas.

Segunda Guerra Mundial Alemanha notícias nazista idoso

Leia também

20 soldados de Camboja morrem após explosão de munições devido ao calor


Livro de 1823 furtado no Pará é recuperado em Londres pela Polícia Federal


Kate Middleton compartilha foto da princesa Charlotte em seu aniversário


Arábia Saudita: Mulher de 29 anos é presa após publicar conteúdo feminista


Revogação de lei antiaborto de 1864 é aprovada pelo Senado do Arizona, nos EUA


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada