Barracão onde vítima vivia - Polícia Civil
Escravidão

Homem é regatado de condição análoga à escravidão em fazenda

Trabalhador vivia em barracão de madeira e tinha que beber água em rio. "[Ele tinha que] trabalhar sem descanso, todos os dias”, informou delegado

Fabio Previdelli Publicado em 14/02/2023, às 15h42

Na última segunda-feira, 13, um homem de 25 anos foi resgatado de situação análoga à escravidão em uma plantação de eucaliptos em Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina. A vítima vivia em um barracão sem banheiro, eletricidade, água potável e itens básicos de sobrevivência. 

Um fazendeiro de 70 anos, suspeito de cometer o crime, foi preso em flagrante. Conforme a polícia, segundo relatado pelo G1, o trabalhador é oriundo do Pará, sendo contratado para trabalhar plantando mudas de eucalipto

Local onde vítima vivia/ Crédito: Polícia Civil

 

O acordo entre patrão e funcionário previa o pagamento de 6 mil reais pelo serviço, mas o sujeito chegava a receber apenas R$200. As autoridades informaram que a vítima vivia nesta situação desde o início de janeiro. 

Obrigações desproporcionais

Também foi relatado que o trabalhador era proibido de sair da fazenda, informou o delegado Rodrigo Moura, que ainda revelou uma série de obrigações que o sujeito teria que cumprir: 

[Ele tinha que] trabalhar sem descanso, todos os dias, da manhã até a noite, para pagar uma suposta dívida pela hospedagem na propriedade, num verdadeiro ciclo interminável de cobrança", apontou. 

O G1 reportou que o trabalhador foi encontrado em um barracão de madeira que nem sequer estava vedado. O espaço também não tinha banheiro e não dispunha do mínimo de condições de higiene pessoal. Para que a vítima pudesse beber água, ela tinha que se dirigir até uma nascente que ficava na fazenda. 

O trabalhador foi resgatado graças a uma denúncia feita pela assistência social. A vítima, emocionada, agradeceu o resgate. Ele alegou estar doente, embora seu quadro de saúde não tenha sido detalhado. As investigações ainda continuam.

 

Santa Catarina Crimes trabalho forçado fazenda Análogo à escravidão

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência