Foto de Paul Rusesabagina - Wikimedia Commons
África

Paul Rusesabagina, que inspirou "Hotel Ruanda", sai de exílio e é preso por acusação de terrorismo

O gerente do Hotel des Milles Collines, em Kigali, na época do genocídio em Ruanda, e líder da oposição foi preso pelas autoridades do país nesta segunda, 30

Giovanna de Matteo Publicado em 31/08/2020, às 11h59

Paul Rusesabagina, o homem que inspirou o filme "Hotel Ruanda", que conta a história do genocídio no país, está sendo acusado de terrorismo. As informações são do site de notícias BBC.

A diversidade étnica no continente africano, junto ao processo colonizador, é um dos fatores responsáveis pelo desencadeamento de vários conflitos e guerras no território. A luta étnica entre os grupos hutus e tutsis, no qual lutavam pelo poder em Ruanda, país da África Oriental, após sua independência, rendeu um genocídio de cerca de 13% da população, no qual foram exterminados aproximadamente 1 milhão de Tutsis.

Em meio a esses conflitos, Paul Rusesabagina ajudou a salvar centenas de pessoas em seu hotel, onde abrigou cerca de 1.200 tutsis. Ele recebeu diversas honrarias pelo ato de paz, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA em 2005.

Depois disso, Rusesabagina liderou um partido de oposição no país, que tinha um braço armado na República Democrática do Congo, contra a dominação dos hutus, em Ruanda. 

As autoridades de Ruanda apresentaram um mandado de prisão internacional para Rousesabagina, que estava em exílio até o momento. As autoridades não divulgaram onde ou sob quais circunstâncias ele foi preso, nem justificaram as acusações contra ele.

Críticos afirmaram que o atual presidente do país, Paul Kagame, não tolera oposição, e que desde 2011 o opositor vem sendo perseguido pelo governo e acusado informalmente de estar financiando a "subversão" no país.

África Ruanda terrorismo Hotel Ruanda Paul Rusesabagina

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada