Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal recém-afastado do cargo - Foto por Agência Brasília pelo Wikimedia Commons
Brasil

Ibaneis Rocha, governador afastado do DF, diz respeitar e confiar na Justiça

Ibaneis Rocha é governador do Distrito Federal e foi afastado após invasão à Praça dos Três Poderes

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 09/01/2023, às 15h38

Depois da invasão à Praça dos Três Poderes, em Brasília, por terroristas anti-democráticos bolsonaristas, ocorrida no último domingo, 8, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MBL) foi afastado do cargo, suspeito de saber do ato e não tomar medidas preventivas adequadas. Nesta segunda-feira, 9, ele veio a público pela primeira vez desde então.

Em nota publicada em seu Twitter, ele afirmou respeitar a determinação de seu afastamento de 90 dias — feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes —, e que irá aguardar "com serenidade" qualquer decisão referente a sua responsabilidade e ligação com os atos terroristas do último domingo.

Além disso, como informado pelo UOL, a nota também expressa que o governador afastado não esperava que o ato bolsonarista tomasse as proporções que tomou, e opinou que as cenas vistas seriam de "barbarismo", para ele. Confira a publicação:

Nota oficial. pic.twitter.com/jgy6T5ovZk

— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 9, 2023

Afastamento de Ibaneis Rocha

Na madrugada desta segunda-feira, ainda conturbada no Planalto após a invasão de domingo, o ministro Alexandre de Moraes afastou oficialmente o governador Ibaneis Rocha, do Movimento Brasil Livre (MBL), após considerar que ele teria agido com descaso e conivência sobre a invasão à Praça dos Três Poderes.

Vale lembrar ainda que, durante toda a confusão da tarde de ontem, prédios e obras de arte expostas foram depredados e danificados, tanto no Congresso Nacional quanto no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou ainda em nota que a decisão tomada por Alexandre de Moraes é "necessária e indispensável ao restabelecimento da normalidade institucional". Agora, quem está ocupando o cargo de governador do Distrito Federal é a vice de Ibaneis, Celina Leão (PP).

Brasil notícias Política Brasília alexandre de moraes nota Distrito Federal Ibaneis Rocha

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023