Fotografia do mural encontrado no Peru - Divulgação/Luis Puell
Arqueologia

Incrível mural de 3,2 mil anos é encontrado em vale no Peru

Severamente danificada pela agricultura local, a enorme pintura pré-hispânica pode ter sido usada durante rituais de fertilidade

Pamela Malva Publicado em 24/03/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h14

Há cerca de duas semanas, enquanto semeavam abacates e canas-de-açúcar em um vale na província de Virú, em Lima, no Peru, agricultores locais encontraram algo curioso. Segundo o G1, trata-se de um raro mural pré-hispanico de 3,2 mil anos.

Criada com pigmentos ocre, amarelo, cinza e branco, a pintura representa uma aranha segurando uma faca, de acordo com os arqueólogos. Ainda mais, acredita-se que o mural remonte à cultura Cupisnique, que se desenvolveu na região há 3 mil anos.

Partindo do que sabem sobre a antiga civilização, os pesquisadores sugerem que a pintura poderia estar associada à fertilidade. Dessa forma, estima-se que o local onde o mural foi criado teria sido palco de cerimônias religiosas para alguma divindade.

Representação do mural / Crédito: Divulgação/Feren Castilla

 

“A iconografia que estamos observando a olho nu, porque ainda não foram feitas pesquisas, indica que foi um templo dedicado às divindades da água", já que a construção está localizada em uma região próxima ao rio, segundo afirmou o arqueólogo Régulo Franco, em entrevista à Agência Andina.

O problema é que, após análises iniciais na obra, os pesquisadores descobriram que ela foi muito mais danificada do que o esperado. De acordo com Franco, quase 60% do morro que abriga a pintura foi destruído pela agricultura local.

Com a ajuda das máquinas de cultivo, os agricultores da região buscaram expandir suas terras para aumentar o fluxo de produção. Então, conforme avançavam pelo terreno de La Libertad, acabaram passando por cima do mural milenar, segundo os cientistas.

Agora, a fim de proteger o pouco que resta da obra de 3,2 mil anos, o diretor da Direção Descentralizada de Cultura de La Libertad, Jhon Juárez Urbina, afirmou que medidas de emergência serão colocadas em prática na região.

Enquanto o órgão busca formas de proteger a integridade da obra, as autoridades ainda abriram um processo de declaração e delimitação da área do mural. Tendo em vista a importância arqueológica da obra, a ação deve garantir uma zona de proteção em torno da importante pintura pré-hispânica.

Civilização descoberta pintura arqueologia Peru templo notícia oferenda Pré-Hispânico mural

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!