Inscrição grega que pode ter sido construída sobre casa de São Pedro - Divulgação/Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs/Zachary Wong
São Pedro

Inscrição em basílica pode indicar vilarejo onde São Pedro nasceu

Inscrição pode revelar localização da Vila Betsaida, onde nasceram São Pedro, Santo André e São Filipe

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/08/2022, às 14h27

Em um sítio de escavação de El-Araj, na costa norte do Mar da Galileia, em Israel, uma enorme inscrição em grego foi encontrada em uma basílica que data do Período Bizantino. Os escritos, por sua vez, podem revelar o suposto local de nascimento de algumas figuras bíblicas, como São Pedro, seu irmão Santo André e o apóstolo São Filipe: a vila de Betsaida.

Os arqueólogos responsáveis pela descoberta agora acreditam que a basílica seja a referida como 'Igreja dos Apóstolos', que foi construída sob a casa dos irmãos Pedro e André.

A constatação foi feita porque, após traduzirem a inscrição descoberta, descobriram a referência ao doador "Constantino, o servo de Cristo", acompanhado por um pedido de intercessão de São Pedro, "chefe e comandante dos apóstolos celestiais".

Escrito em grego completo, encontrado em basílica do Período Bizantino / Crédito: Divulgação/Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs/Zachary Wong

 

A descoberta

A inscrição em grego foi descoberta dentro de um medalhão redondo em um piso de mosaico floral na área onde os padres se preparam. Datado de mais de 1,5 mil anos, o achado foi feito por uma equipe de especialistas do Kinneret College — de Israel — e da Nyack College — dos Estados Unidos.

Essa descoberta é o nosso indicador mais forte de que Pedro tinha uma associação especial com a basílica, e que essa provavelmente foi dedicada a ele", explica o diretor acadêmico da escavação, Steven Notley.

O local em que a escavação foi realizada fica dentro da Reserva Natural de Betsaida — local em que a tradição cristã bizantina alegava ter nascido São Pedro, e não em Cafarnaum, como se pensava anteriormente em outras histórias do cristianismo, como informado pela Revista Galileu.

Arqueólogo limpando local onde foi feita descoberta de inscrições gregas / Crédito: Divulgação/Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs/Zachary Wong

 


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

curiosidades Igreja notícias arqueologia Bíblia apóstolos Santo André São Pedro São Filipe

Leia também

Jornalista presa por denunciar Covid em Wuhan deverá ser solta após quatro anos


Em meio a enchentes, polícia encontra depósito com objetos roubados no RS


Há 64 anos, Adolf Eichmann era capturado pela Mossad na Argentina


"Percebemos que foi um erro", diz criador de Os Simpsons sobre episódio polêmico


Mistério sobre Mona Lisa de Leonardo da Vinci é revelado por geóloga


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia