Imagem ilustrativa - Pixabay
Crimes

Iraque: Homem é condenado à forca pelo assassinato de dois jornalistas

Ahmad Abdessamad e Safaa Ghali foram mortos, em janeiro de 2020, enquanto cobriam protestos antigovernamentais

Fabio Previdelli Publicado em 01/11/2021, às 12h56

Nesta segunda-feira, 1, a Suprema Corte do Iraque anunciou que um homem foi condenado à pena de morte por ter assassinado dois jornalistas na cidade de Basra, em janeiro de 2020. Os profissionais da Dijlah TV faziam a cobertura de protestos antigovernamentais quando foram abordados. 

A identidade do condenado não foi informada, somente suas iniciais foram reveladas: “H. K.”. De acordo com a agência de notícias AFP, um comunicado da mais alta instância jurídica do país afirmou que o homem “confessou todos os crimes”.

A nota também informa que os assassinatos foram cometidos, de acordo com o réu, "com o objetivo de desestabilizar a segurança e a estabilidade e intimidar as pessoas, com fins terroristas". O sujeito foi condenado à forca, mas terá até 30 dias para recorrer da sentença estabelecida por um tribunal em Basra. 

De acordo com a Federação Internacional de Jornalistas (IFJ), homens armados atacaram Ahmad Abdessamad (de 37 anos), correspondente da estação de televisão local al-Dijalah, e seu cinegrafista, Safaa Ghali (de 26), na noite de 10 de janeiro, em Basra, onde cobriram os protestos antigovernamentais.

De acordo com relatos da mídia local, Ahmad e Safaa estavam em seu carro quando um veículo 4x4 parou e seus passageiros dispararam uma saraivada de balas contra o veículo. Ahmad Abdessamad foi morto instantaneamente; enquanto seu cinegrafista foi levado ao hospital, onde morreu horas depois.

notícias Crimes Iraque atentado condenação pena de morte forca jornalistas

Leia também

Membros da segurança de Zelensky são detidos por tramar seu assassinato


Coleção rara de calçados e tecidos dos séculos 16 a 17 é encontrada na Polônia


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Satélite ‘perdido’ é encontrado depois de orbitar por 25 anos sem ser detectado


Fortaleza legionária romana é descoberta ao lado de catedral na Inglaterra


Após 200 anos, surdez de Beethoven pode ser desvendada por fios de cabelo