Os presidentes Lula e Joe Biden - Getty Images
Lula

Joe Biden condena atos terroristas em Brasília e marca encontro com presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Biden na Casa Branca, em Washington

Redação Publicado em 10/01/2023, às 07h42

Durante conversa realizada na última segunda-feira, 9, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um encontro a ser organizado em fevereiro, na Casa Branca. O convite foi aceito pelo brasileiro, que assumiu a presidência há dez dias.

De acordo com informações do portal de notícias UOL, o político norte-americano declarou repudiar os atos de vandalismo realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes de órgãos dos Três Poderes, no último domingo, 8.

"Condeno o atentado à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser prejudicada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com Lula” disse Joe Biden.

O Palácio do Planalto afirmou, em nota, que os chefes de Estado comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados por ambos os países, tais como mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, paz e segurança.

Bolsonaro nos EUA

Mais cedo, sem mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, havia declarado que pessoas que tivessem entrado em seu país com visto reservado a diplomatas e chefes de Estado, deveriam sair em até 30 dias ou solicitar a mudança de situação imigratória.

De acordo com a declaração do porta-voz, o indivíduo não tiver base para permanecer nos EUA, poderá ser deportado pelo Departamento de Segurança Interna.

presidente terroristas Golpe Brasília encontro Lula Biden DF

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro