Micrografia eletrônica do vírus da febre do Vale do Rift, integrante do gênero Phlebovirus - Reprodução / C-H. von Bornsdorff.
Vírus

Jovem contrai vírus nunca visto que pode causar diversas doenças perigosas

Os cientistas que estão estudando o caso acreditam que o vírus em questão pode estar circulando nas selvas da América do Sul; entenda!

Redação Publicado em 06/12/2023, às 18h54

Uma nova cepa do vírus Echarate (ECHV) está intrigando a comunidade médica no Peru, após ser identificada em um homem de 20 anos que apresentava sintomas semelhantes aos de doenças tropicais. O caso foi detalhado em um artigo publicado em setembro no periódico Emerging Infectious Diseases.

O paciente, que trabalhava na construção civil, foi admitido no Hospital Regional Docente de Medicina Tropical Julio César Demarini Caro, em Chanchamayo, no centro do Peru, em 25 de junho de 2019. Ele queixou-se de febre, mal-estar, calafrios, dores musculares, rigidez nas articulações, dor de cabeça, sonolência, magreza, sensibilidade à luz e dor nos olhos, apresentando uma temperatura corporal de 39ºC.

Testes laboratoriais revelaram que o jovem havia contraído a nova variante do vírus Echarate, uma cepa que naturalmente adquiriu genes de um phlebovírus ainda não identificado por meio de recombinação genética.

Devido à similaridade dos sintomas com doenças como dengue e malária, os pesquisadores destacam a necessidade de "biovigilância contínua" para detectar patógenos novos e emergentes em casos de doença febril aguda na região.

Identificação importante

O Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV) relata que o gênero Phlebovirus abriga 66 espécies, distribuídas globalmente e transmitidas por insetos como flebotomíneos, outros mosquitos ou carrapatos. No Peru, foram identificados três dos nove phlebovírus que causam doenças febris na América Central e do Sul.

Os cientistas enfatizam que a circulação da nova variante do vírus Echarate na selva do centro do Peru requer estudos ecológicos para determinar sua extensão na região. "Nossas descobertas indicam que uma nova variante do vírus Echarate está circulando na selva do centro do Peru", disseram os cientistas que estudaram o caso em questão, segundo a Galileu.

Novas pesquisas também são essenciais para "identificar possíveis vetores e reservatórios envolvidos em sua transmissão e apoiar a tomada de decisões" para proteger profissionais de saúde na área.

Peru vírus doenças médico gênero cientistas Artigo Jovem inédito Smérica do Sul

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro