Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vírus

Cientistas descobrem vírus gigantes 'alienígenas' nos EUA

As formas de vida lembram algo saído de um filme de ficção científica sobre extraterrestres; entenda!

Redação Publicado em 02/08/2023, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do vírus - Divulgação/ Arquivo Pessoal/ Fischer
Imagens do vírus - Divulgação/ Arquivo Pessoal/ Fischer

Na Nova Inglaterra, um estado dos EUA, cientistas descobriram um novo tipo de vírus gigante que lembra "alienígenas" com seu formato curioso: ele possui estruturas parecidas com tentáculos

O que descobrimos é toda uma nova diversidade de formas que nunca vimos antes. Eu apostaria que muitos deles, se não a maioria, são completamente novos e primeiros avistamentos de vírus que nunca vimos antes", afirmou o virologistaMatthias Fischer, líder do estudo, em entrevista ao LiveScience. 

O público, no entanto, não precisa se preocupar com esses seres, garantiram os cientistas responsáveis pela descoberta, que são do Instituto Max Planck, conforme repercutiu o DailyMail.

Isso, pois eles não são uma ameaça para nossa espécie, e ainda são uma parte importante do ecossistema onde foram encontrados, que é o solo da floresta na vila de Harvard. 

"Eles estão na água, no ar, em sua pele, em suas entranhas — você simplesmente não os vê, e eles têm efeitos muito benéficos não apenas para a ecologia, mas a longo prazo para a evolução", apontou Fischer também. 

Umas das imagens do vírus / Crédito: Divulgação/ Arquivo Pessoal/ Fischer

Perguntas em aberto 

O "propósito biológico" cumprido pelas estruturas incomuns apresentadas por esses vírus, que têm formato de estrela ou de um dado de 20 lados, por exemplo, ainda não foi compreendido pelos especialistas. 

Nomeado de "Gorgon", o micro-organismo possui uma extensa carga genética que ainda precisa ser analisada. Ela contém até 2,5 milhões de pares de DNA, segundo estimado pela equipe de pesquisadores, ainda conforme o DailyMail. O exame dessa informação genética provavelmente revelará respostas para muitas perguntas que, no momento, estão em aberto.