Apoiadores do Bolsonaro em manifestações em oposição ao resultado das eleições de 2022 - Getty Images
Brasil

Juiz chama Bolsonaro de 'nazifascista' e apoiadores de 'gado'

De acordo com o juiz federal Carlos Felipe Komorowski, relação de apoiadores com Bolsonaro revela 'masoquismo'

Redação Publicado em 05/11/2022, às 12h35

Durante um despacho realizado na última sexta, 4, que determinaria a desobstrução das rodovias ocupadas por apoiadores do Bolsonaro no Rio Grande do Sul, o juiz federal Carlos Felipe Komorowski comparou os manifestantes bolsonaristas a "gado", além de ter se referido ao atual presidente, Jair Bolsonaro, como um "nazifascista" — tal como Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia.

Depois da derrota de Bolsonaro nas eleições, que foram finalizadas no último domingo, 30, manifestantes ocuparam as estradas de todo o Brasil, enquanto defendiam um golpe contra a posse do novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, além do que chamam de "intervenção federal".

Fotografia de manifestação pró-Bolsonaro iniciada após o resultado das últimas eleições / Crédito: Getty Images

 

Após as discussões, o juiz federal Carlos Felipe Komorowski mandou que multassem as pessoas presentes nestas manifestações em um valor de R$ 10 mil, e as empresas em R$ 100 mil, sendo o valor duplicado a cada uma hora a mais de descumprimento da decisão de acabar com os bloqueios nas estradas, como informado pelo portal de notícias UOL.

Nazifascismo e gado

Ainda no que se refere ao movimento bolsonarista extremo e de difícil contenção, o juiz fez uma reflexão sobre o que alguns dos líderes globais da atualidade representam, e inclui o presidente Jair Bolsonaro dentro de uma lista de nazifascistas modernos, ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o atual presidente russo, Vladimir Putin.

Avançamos trinta e quatro anos [desde a Constituição de 1988] e líderes nazifascistas modernos têm ganhado apoio popular, por exemplo, Bolsonaro, Trump e Putin. Nazistas, porque espalham a morte com base na discriminação e fascistas, porque buscam a dominação de tudo e de todos", disse Komorowski.

Em sequência, ele ainda reflete sobre a forte adesão de pessoas aos discursos nazifascistas e o comportamento de gado presente em grande parte da sociedade. "Não entendo a adesão das pessoas a líderes desse nível. O que explica o desejo pelo nazifascismo?"

O gosto de ser tocado feito gado é uma manifestação de masoquismo? - com a licença do gado vacum, já tão explorado e ainda tem seu nome e imagem associados a isso", conclui o juiz, fazendo um trocadilho com os eleitores de Bolsonaro, referindo-se a eles como 'gado', tal qual os opositores.
Brasil notícias Política Bolsonaro manifestações juiz bolsonarismo

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro