Imagem meramente ilustrativa de Júpiter - Divulgação
Espaço

Júpiter seria culpado por Vênus não ser habitável atualmente, revela estudo

O estudo insinua que a movimentação de Júpiter em relação ao Sol pode ter feito com que Vênus se tornasse inabitável

Giovanna de Matteo Publicado em 05/10/2020, às 12h00

Apenas duas semanas após a descoberta de fosfina em Vênus, um estudo da Universidade da Califórnia em Riverside (UCR),  publicada no periódico Planetary Science Journal, anunciou novas descobertas. A hipótese é de que o planeta Vênus poderia ser habitável se não fosse pela órbita de Júpiter.

Tendo uma massa duas vezes e meia maior que todos os outros planetas do Sistema Solar juntos, acredita-se que Júpiter influencie as órbitas de seus vizinhos. Segundo os pesquisadores, no início de sua constituição, Júpiter se moveu para mais perto e depois para mais longe do Sol, e esse movimento teria afetado Vênus.

Observando outros sistemas planetários, apurou-se que migrações de planetas gigantes logo após sua formação podem ser comuns. Em nota, Stephen Kane, astrobiólogo da UCR e autor do estudo explicou que “com a migração de Júpiter, Vênus passaria por mudanças dramáticas no clima, esquentando, esfriando e perdendo cada vez mais sua água na atmosfera”. O estudo insinua que a movimentação de Júpiter provavelmente fez com que Vênus se tornasse inabitável pela perda total de sua água.

O modelo de Kane revela que quando Júpiter estava mais próximo do Sol, há cerca de 1 bilhão de anos, Vênus possuía uma eccentricidade de provavelmente 0,3, com chances maiores de ser habitável. Atualmente é de 0,006.

Sobre a fosfina, Kane afirma ser possível que o gás seja produzido por micróbios, e se assim for, eles podem representar “a última espécie sobrevivente em um planeta que passou por uma mudança dramática em seu ambiente”.

“Eu me concentro nas diferenças entre Vênus e a Terra, e o que deu errado com Vênus, para que possamos ter uma visão sobre como a Terra é habitável e o que podemos fazer para pastorear esse planeta da melhor maneira”, comentou o cientista.

ciência curiosidades Espaço Júpiter Vênus

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!