Servidores da Funai protestam contra os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips - Divulgação/Funai
Amazonas

Justiça Federal do AM cancela audiências do Caso Bruno Pereira e Dom Phillips

As audiências estavam marcadas para a próxima semana, nos dias 23, 24 e 25

Redação Publicado em 20/01/2023, às 16h39 - Atualizado às 16h40

Nesta sexta-feira, 20, a Justiça Federal do Amazonas emitiu um comunicado informando o cancelamento da audiência que faz parte do processo de investigação dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no início de junho de 2022. A sessão aconteceria na próxima segunda-feira, 23.  

Segundo informações do G1, a decisão pelo cancelamento foi feita pelo juiz Fabiano Verli, da Vara de Tabatinga, em nota oficial. A justificativa apresentada foi a de que houve problemas técnicos e falta de comunicação com a Justiça. Agora, a audiência dos acusados pelo Ministério Público Federal, sendo Amarildo da Costa Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira, deve acontecer em março.

Sou testemunha do esforço dos nossos servidores e dos demais agentes públicos para tornar possíveis as audiências nesta área isolada do País, mas não contávamos com a rigidez do sistema penal federal. É o primeiro fato envolvendo questões assim nesta Vara, ao que me consta. Fomos pegos de surpresa pela impossibilidade de se disponibilizarem salas para que os presos acompanhassem as audiências a tempo e modo", afirmou Verli

Ele também se desculpou pelo ocorrido:

Peço desculpa, em nome do Estado, a todos. A comunicação não fluiu bem e perdemos, com isso, centenas de caras horas de trabalho pagas pelo senhor contribuinte". 

Crime 

Bruno e Dom desapareceram em uma expedição no dia 5 de junho para o Vale do Javari, uma região da Amazônia conhecida pelos conflitos de tráfico, garimpo ilegal e roubo de madeira. 

Os dois foram mortos a tiros e tiveram seus corpos esquartejados, queimados e enterrados. Posteriormente, as investigações avançaram quando Amarildo da Costa Oliveira confessou o envolvimento nos assassinatos para a Polícia Federal e indicou o local em que os restos mortais estavam.

Crime assassinato Amazonas Polícia Federal Dom Phillips Bruno Pereira Vale do Javari Justiça Federal

Leia também

Vídeo publicado por Trump menciona 'Reich unificado' caso seja reeleito


Entenda regra que impede Olivia Colman de concorrer ao Emmy por The Crown


Preso por espionagem, cientista russo é condenado a 14 anos de prisão


Vestes de São Pedro e São João serão exibidas pelo Vaticano


São Paulo recebe exposição de 'O Pequeno Príncipe' com cenários inspirados no livro


Minas Gerais: Stalker teria usado mais de dois mil chips para mandar mensagens a médico