Fotografia registra o leão-das-cavernas encontrado na Sibéria - Divulgação/Love Dalén/Universidade de Estocolmo
Sibéria

Leão-das-cavernas de 28 mil anos revela dados sobre predadores da Era do Gelo

O felino, que era ainda um filhote quando faleceu, foi considerado o animal mais bem preservado do período geológico

Vanessa Centamori Publicado em 06/08/2020, às 10h40

Um filhote de leão-das-cavernas de 28 mil anos, conhecido como Spartak, encontrado há alguns anos na Sibéria, foi alvo de um novo estudo, revelando dados surpreendentes sobre a Era do Gelo. Mais precisamente, foi descoberto muito mais a respeito das espécies de leões que influenciaram o habitat do famoso período glacial

A descoberta, publicada na revista científica Scientific Reports por pesquisadores do Centro de Paleogenética da Suécia, começou por uma análise da história evolutiva dos leões-das-cavernas. Foram estudados genomas de 31 espécimes da Era do Gelo, sendo um deles, o filhote Spartak. 

Com isso, os especialistas viram que o animal extinto (Panthera spelaea) fazia parte de uma espécie separada do leão dos dias atuais (Panthera leo), nativos da África subsaariana.

Especialista analisando leão da Era do Gelo / Crédito: Divulgação/Jacquelyn Gill/Universidade de Estocolmo

 

Os leões-das-cavernas possuem um ancestral que não estava presente na história genética dos leões modernos; essa mudança de rumo entre uma espécie e a outra ocorreu há cerca de 1,85 milhão de anos. Depois, há meio milhão de anos, houve a divisão de mais duas subespécies diferentes.

Segundo os pesquisadores, os leões-das-cavernas eram um dos predadores mais comuns da Era do Gelo e foram extintos há 14 mil anos. Acredita-se que eles eram um pouco maiores do que os leões modernos. Mas o que os levou a serem tão diferentes ainda será investigado: "Pretendemos sequenciar genomas nucleares completos de várias amostras, a fim de investigar quais genes fizeram do leão-das-cavernas um leão-das-cavernas", disse em comunicado David Stanton, líder do estudo. 

descoberta Era do Gelo notícia Leão-das-Cavernas Congelado carcaça 28 mil anos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada