Fotografia de Leonardo Badalamenti, preso na Itália - Divulgação
Crimes

Líder de poderosa máfia dos anos 1970 tem extradição solicitada pelo Brasil e é preso na Itália

Pertencente a uma família de tradição na organização criminosa, Leonardo Badalamenti poderá retornar às terras tupiniquins após a pandemia

Wallacy Ferrari Publicado em 05/08/2020, às 13h32

Foragido da justiça brasileira desde 2017, Leonardo Badalamenti, filho de um dos principais articuladores da máfia italiana durante a década de 1970, foi preso na Sicília, Itália, após um mandado internacional de detenção emitido pelo Brasil. Com 60 anos de idade, o fugitivo acumula acusações de tráfico de drogas e fraude bancária durante sua estadia em terras tupiniquins.

Em seu país-natal, o mafioso utilizava um nome falso e vivia tranquilamente na casa da mãe, na cidade litorânea de Castellammare del Golfo, como noticia a agência Reuters. Na manhã desta quarta-feira, 5, o homem foi capturado e manifestou tranquilidade, sendo levado para uma prisão em Palermo.

De lá, aguardará o processo de extradição, que pode ser desacelerado em decorrência da suspensão de voos internacionais pelo novo coronavírus. A primeira passagem de Leonardo no Brasil foi na década de 1980, motivada pelo irmão mais velho, onde se mantiveram até o início dos anos 1990.

O pai de Leonardo, Gaetano Badalamenti, foi líder de um grupo mafioso nos anos 1970 e ganhou fama após ordenar a morte de um jornalista que denunciou sua atuação criminosa. Em 1987 foi condenado por tráfico internacional de heroína nos EUA em um caso conhecido como “Conexão Pizza” e faleceu na prisão de Massachusetts, em 2005, aos 80 anos.

Brasil Itália Crime máfia italiana Justiça preso mafioso extradição

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!