Fotografia da rachadura que se formou antes da quebra do iceberg - Divulgação / Equipe Halley / British Antarctic Survey
Mundo

Maior que NY: Iceberg se desprende da Antártica

O imenso pedaço de gelo quebrou-se da chamada plataforma de gelo Brunt

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/03/2021, às 15h59

Na última sexta-feira, 26, um iceberg com uma extensão de 1270 quilômetros quadrados desprendeu-se da Plataforma de gelo Brunt, uma das geleiras da Antártica. O evento, embora significativo, não foi uma surpresa: a plataforma já exibia uma rachadura desde novembro do ano passado. 

"Nossas equipes no BAS foram preparadas para o nascimento de um iceberg da plataforma de gelo de Brunt durante anos", comentou Dame Jane Francis, que é a diretora do British Antarctic Survey, em entrevista divulgada pelo Live Science. Apenas na última década, a Plataforma Brunt já se partiu de forma semelhante em outras três ocasiões. 

A especialista ainda informou quais as previsões do órgão a respeito da trajetória do novo iceberg: "Nas próximas semanas ou meses, o iceberg pode se afastar, ou pode encalhar e permanecer próximo à Plataforma de gelo de Brunt”. 

"Embora a quebra de grandes partes das plataformas de gelo da Antártica seja uma parte inteiramente normal de seu funcionamento, grandes eventos de quebra, como o detectado na plataforma de gelo de Brunt na sexta-feira, permanecem bastante raros e emocionantes", comentou ainda o professor Adrian Luckman, que esteve monitorando a geleira de perto nas últimas semanas, em entrevista à BBC. 

notícias pesquisadores geleira Antártica iceberg plataforma de gelo monitoramento

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada