Pesquisador fotografando sítio arqueológico no Amapá - Divulgação/ Nuparq
Brasil

Mais de 1.000 vestígios históricos são encontrados às margens de rio do Amapá

Os artefatos encontrados ainda não foram datados e contradizem crença de pesquisadores de que não haviam populações habitando o local no passado

Caio Tortamano Publicado em 17/02/2020, às 16h08

Às margens do Rio Araguari, no Amapá, mais de mil vestígios arqueológicos foram encontrados pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica (Nuparq), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá. Entre os achados, estão pedaços de cerâmica e objetos de pedra lascada e polida.

A quantidade de objetos encontrados indica a presença perene de populações na região, algo que não era ponderado pelos historiadores em pesquisas anteriores. O Araguari e suas margens já dispõem de mais de 20 sítios arqueológicos. Os fragmentos mais recentes foram localizados em um terreno familiar.

Itens encontrados ás margens do Rio Araguari / Crédito: Divulgação/ Nuparq

 

A função das relíquias encontradas, entretanto, ainda é uma incógnita para os pesquisadores envolvidos na descoberta. Além disso, ainda não se sabe exatamente qual a etnia dos nativos que teriam deixado os itens para trás. 

As pesquisas no local serão iniciados após a apresentação de um projeto científico envolvendo o local para que os objetos possam ser retirados e estudados. Até o momento, só foi feito o reconhecimento e registro exato de onde os itens foram descobertos.

indígena Amapá araguari itens arqueológicos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada