Imagem meramente ilustrativa de um exército - Divulgação
Império Romano

Mais de 60 ocupações do exército romano são encontradas na Espanha

Com a ajuda de uma tecnologia de sensoriamento remoto, pesquisadores foram capazes de identificar acampamentos de mais de mil anos

Alana Sousa Publicado em 23/12/2020, às 17h35

Nesta quarta-feira, 23, foi publicada na revista Geosciences uma descoberta importante sobre o Império Romano. Em províncias da Espanha, foram encontrados vestígios de 66 acampamentos utilizados pelo exército de um dos mais influentes impérios da Antiguidade.

A pesquisa, feita a partir de uma tecnologia de sensoriamento remoto, conseguiu mostrar que a presença dos soldados romanos na região de León, Palencia, Burgos e Cantabria, próximo a margem do Rio Douro, era muito maior que antes pensado pelos estudiosos.

“Os restos são dos acampamentos temporários que o exército romano montou ao se deslocar em território hostil ou ao realizar manobras em torno de suas bases permanentes. Eles revelam a intensa atividade romana na entrada da Cordilheira Cantábrica durante a última fase da conquista romana da Hispânia”, disse João Fonte da Universidade de Exeter, um dos responsáveis pelo artigo.

Esses locais eram usados como estratégia para a expansão do território, principalmente para explorar recursos naturais, como o ouro. Os acampamentos eram utilizados para abrigo e treinamento de oficiais do exército da Roma antiga, que atuaram na batalha de conquista da Península Ibérica.

As evidências, ainda que existentes, são quase invisíveis a olho nu, isso pois, as ocupações eram temporárias e não deixavam muitas marcas no solo. Então, a tecnologia conseguiu escanear a superfície e criar modelos tridimensionais que foram mais fáceis para serem analisados pelos pesquisadores.

Sobre a Roma Antiga 

A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.

Antiguidade História exército Império Romano Espanha

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!