Imagem meramente ilustrativa de focas - Getty Images
Animais

Mais de 7.000 focas são encontradas mortas ao longo da costa da Namíbia

Pesquisadores ainda investigam a intrigante e triste morte dos animais

Giovanna Gomes Publicado em 27/10/2020, às 09h13

Há algumas semanas, filhotes de focas foram encontrados mortos na costa da península de Pelican Point, na Namíbia. No entanto, de acordo com a organização sem fins lucrativos Ocean Conservation Namibia (OCN) em declaração realizada na última sexta-feira, 23, o número de animais mortos subiu para 7.000.

De acordo com o biólogo marinho da OCN, Naude Dreyer, as investigações na semana anterior revelaram um aumento no número de fêmeas adultas mortas. “O que temos observado são menos filhotes de foca recém-mortos e muitas fêmeas adultas mortas”, disse. Estima-se que o número de animais mortos seja maior que o constatado, pois as investigações se concentraram na praia de Pelican Point.

O Ministério da Pesca e Recursos Marinhos, que havia dito que enviaria amostras para a África do Sul para que a causa da morte fosse estudada, ainda não cumpriu com o que foi indicado, já que é necessário seguir rígidas diretrizes sobre o transporte de animais perigosos. “Estamos fazendo o possível para encontrar respostas, dada a natureza complexa das investigações, nas quais nem sabemos o que estamos procurando”, disse Dreyer.

Segundo a OCN, o mais provável é que as mortes tenham sido causadas pela fome, já que a principal fonte de alimento das focas, os peixes, não se encontra em Pelican Point. No entanto, outros possíveis motivos serão estudados, pois os cientistas não descartam a possibilidade de ser alguma toxina ou doença.

animais mortos filhotes namíbia Foca

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!