Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Deus egípcio da morte: conheça a origem de Anúbis

Misturando características humanas com as de cachorros, a divindade julgava a vida de indivíduos e sacramentava suas passagens ao plano espiritual

Pamela Malva Publicado em 31/12/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura de Anúbis em praça pública - Getty Images
Escultura de Anúbis em praça pública - Getty Images

A morte na cultura do Egito Antigo tratava-se de um dos pontos mais importantes da vida de alguns; os rituais extravagantes, com enterros acompanhados de itens de luxo, além da prática de mumificações e embalsamentos, resultaram em uma passagem de veneração ao mérito em vida do falecido.

Para verificar e justificar um rito tão crucial, a antiga religião egípcia acreditava em um deus da morte, um ser que mistura as anatomias do humano e do cachorro. Dono da passagem, Anúbis era o cão que engolia milhões, o mestre dos segredos.

Esguio e misterioso, o deus canino é considerado o guia das almas, o deus da mumificação, do embalsamento e da vida após a morte. Segundo a religião, é Anúbis quem protege os mortos e abre caminhos para a calmaria do pós-vida.

Representação de Anúbis guardando um sarcófago / Crédito: Wikimedia Commons

O deus cão

Desde o princípio, Anúbis sempre manteve a mesma essência e aparência. Seu nome, entretanto, passou por algumas mudanças. No período anterior à chegada dos gregos, a entidade era chamada de Anpu ou Inpu e seu nome era representado por hieróglifos.

No século 7 a.C., quando os gregos tiveram conhecimento do deus da morte, todavia, eles traduziram as nomenclaturas. Assim, a língua egípcia ganhou uma nova leitura e Anpu passou a chamar-se Anúbis.

Ao mesmo tempo, seu formato canino foi criado ainda no período pré-dinástico, quando as imagens de chacais eram comumente associadas aos cemitérios. Dessa forma, foi fácil unir o semblante de um ser canino com a representação do deus da morte.

Na época das primeiras dinastias do Egito, por exemplo, Anúbis era retratado como um animal completo, sem nenhuma parte humana. Sua imagem, um cachorro das orelhas ao rabo, aparece em inscrições de 3100 a 2686 a.C..

Representação de Anúbis inteiramente animal / Crédito: Wikimedia Commons

A influência

Considerado como deus da morte desde o começo, Anúbis ganhou protagonismo no Reino Antigo, sendo conhecido como a mais importante entidade dos mortos. Ele apenas perdeu seu posto para Osíris no Reino do Meio.

Ainda assim, os dois trabalhavam juntos. Segundo inscrições da era romana — período que remete a meados de 30 a.C —, era Anúbis quem guiava os mortos até Osíris, que, por sua vez, julgava a moral e o destino das pessoas.

Quando Anúbis foi estudado no período ptolomaico, ele logo foi colocado no mesmo posto que Hermes, o deus grego da passagem pós-morte. Em algumas obras, inclusive, os artistas esculpiam e pintavam um Hermes com cabeça de cachorro — o novo deus era chamado de Hermanubis.

Anúbis pesando o coração de um indivíduo, para julgar sua alma / Crédito: Wikimedia Commons

Os poderes e deveres

Segundo as crenças egípcias, Anúbis era o responsável por guiar as pessoas do mundo dos vivos para a vida após a morte. Dessa forma, ele tinha um papel quase parecido com o barqueiro que levava os espíritos até o mundo inferior.

Anúbis, entretanto, também era o juiz das almas. Conhecido como o guardião das escalas, era ele quem pesava o coração de um indivíduo para julgar se ele era digno ou não do reino dos mortos.

Para isso, de acordo com o Livro dos Mortos, Anúbis colocava o coração de determinada pessoa de um lado da balança, enquanto uma pena fazia peso do outro lado. Dessa forma, o deus da morte poderia ditar o destino das almas.

Caso o coração do morto fosse mais leve que a pena de avestruz, a alma poderia ascender para a existência celestial. Caso contrário, se a alma fosse mais pesada que o outro lado da balança, o indivíduo era devorado por Ammit.


+Saiba mais sobre o tema través das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Anubis, de Markus Carabas e Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/2xYxBoJ

A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa, de Mark Daniels (2015) - https://amzn.to/2UVQn98

História do Egito Antigo, de Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/3ebHIqY

O Livro Dos Mortos Do Antigo Egito, de E. A. Wallis Budge (2019) - https://amzn.to/2y0XDYs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W