Imagem da caminhada espacial na qual mala de ferramentas foi perdida, na última quarta-feira, 1 - Divulgação/NASA TV
Espaço

Mala de ferramentas é perdida por astronautas da Nasa em caminhada espacial

Perdida em órbita terrestre, mala de ferramentas deve retornar à atmosfera terrestre em abril de 2024

Redação Publicado em 07/11/2023, às 11h35

Na última quarta-feira, 1º, ocorreu em plena órbita terrestre, especificamente na parte de fora da Estação Espacial Internacional (ISS), a quarta atividade extraveicular (EVA)  feminina da História, realizada por Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara,  astronautas da Nasa. Porém, um pequeno imprevisto marcou a missão espacial: uma mala de ferramentas foi perdida.

+ Nasa: Astronauta bate recorde americano de mais dias seguidos no espaço

De acordo com o site Olhar Digital, as astronautas realizavam serviços de reparo em áreas externas da ISS, em uma caminhada espacial que durou seis horas e 42 minutos. Na ocasião, substituíram um conjunto de rolamentos da matriz de energia solar do laboratório orbital, além de ajustarem a configuração de um cabo que vinha provocando interferência em uma câmera externa.

A dupla ainda tinha uma terceira tarefa a realizar: remover e guardar o Grupo de Radiofrequência — uma caixa eletrônica de comunicações —, mas o trabalho não pôde ser finalizado. Isso porque, em meio à atividade, a mala de ferramentas utilizada pelas astronautas foi perdida, ao ponto de sua recuperação ser impossível.

As astronautas americanas Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, respectivamente / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Apesar do imprevisto, o objeto não é razão para preocupação por parte dos astronautas. Controladores de voo avistaram o objeto com câmeras externas da ISS e, após uma análise de sua trajetória, foi determinado que o risco de colisão com a estação espacial é mínimo, e toda a estrutura e tripulação estão seguros.

+ A saga do satélite 'zumbi' que passou a emitir sons após quatro décadas

Lixo espacial?

Alguns podem pensar que a mala de ferramentas foi condenada a vagar eternamente pelo cosmo, sendo apenas mais um resquício de lixo espacial deixado pela humanidade. No entanto, estimativas iniciais indicam que o objeto deve retornar à atmosfera terrestre em 21 de abril de 2024, com uma margem de erro de até 84 horas, para mais ou para menos.

curiosidades notícias Espaço astronautas ferramentas Estação Espacial Internacional ISS Jasmin Moghbeli Loral O’Hara

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental