Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Pela 1ª vez na história, Nasa perde contato com Estação Espacial Internacional

A agência norte-americana teve de pedir auxílio russo para se comunicar com seus três astronautas em expedição

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 29/07/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da Estação Espacial Internacional - Divulgação / NASA
Fotografia da Estação Espacial Internacional - Divulgação / NASA

Na última terça-feira, 25, a Estação Espacial Internacional (ISS) enfrentou uma situação inédita desde o início de sua operação total em 2009: a perda temporária de contato com a Nasa. De acordo com a agência Associated Press, a base da Nasa em Houston, Texas, sofreu um corte de eletricidade devido a obras em seu prédio, resultando na interrupção das comunicações entre a equipe de controle na Terra e a estação em órbita, incluindo comandos e telemetria.

O ocorrido não representou risco para os três astronautas norte-americanos da Expedição 69, que também conta com três russos e um astronauta dos Emirados Árabes Unidos. A equipe foi notificada sobre o problema 20 minutos após a interrupção de energia em Houston, graças aos sistemas de comunicação russos disponíveis como backup.

Explicações operacionais

O gerente do programa da ISS, Joel Montalbano, esclareceu que o problema foi exclusivamente em solo e que tanto os astronautas quanto a estação permaneceram seguros durante todo o episódio. O centro de controle alternativo, localizado a quilômetros de Houston, entrou em ação, garantindo o pleno funcionamento da estação após cerca de 90 minutos.

Vamos entender melhor o que aconteceu e depois tirar as lições aprendidas e seguir em frente”, prometeu Joel à agência, como repercutiu a Galileu.

Embora a situação tenha sido prontamente resolvida, a Nasa está determinada a evitar futuros incidentes semelhantes durante o período de operação restante da ISS, que tem previsão de sair de órbita em 2031.